Que a Suíça é um país lindo, todos concordam! A mistura de lagos, campos verdejantes e montanhas cobertas de neve fazem deste país europeu um lugar único e encantador. Entretanto, que a Suíça é um país caro para o turista, isto também não há como discordar! Os altos preços em passeios, hospedagem, alimentação e transporte assustam todos os viajantes. Para minimizar um pouco este forte impacto no seu bolso separamos algumas dicas para economizar seu dinheiro numa futura viagem à Suíça.
Por que a viagem fica tão cara?
Existe vários motivos para a sua viagem para a Suíça ficar tão cara. Algumas delas são:
Viajar na alta temporada: Os preços costumam subir na temporada de inverno e durante o fim de ano.
Restaurantes caros: Um almoço, por exemplo, fica na faixa dos CHF 25 a 35 por pessoa em um restaurante. Uma opção para fugir desses preços é comer nos supermercados. As redes de mercado Migros e Coop oferecem opções de lanches e comida (alguns supermercados têm restaurantes) a preços mais amigáveis.
Companhia aéreas mais distantes: A Suíça não é o destino mais barato da Europa, e por isso não recebe tantos voos quanto, por exemplo, Espanha ou Itália. Há voos direto do Brasil para Zurique, mas se o preço for muito salgado vale a pena voar para outro destino e depois se ir para Suíça de ônibus ou trem.
Empresas como RyanAir e EasyJet voam para cá, mas geralmente aterrissam apenas em aeroportos mais distantes, como Basileia, em vez de Zurique. Dependendo de onde você estiver vindo, pode optar por companhias aéreas econômicas. Se for da Alemanha, a companhia Eurowings pode ajudar a manter o custo da sua viagem à Suíça lá embaixo. Quanto mais longe você estiver, menos opções de voos há e mais caro costuma ser.
Como fazer uma viagem barata para a Suíça?
1) Escolha da hospedagem
Reservar sua hospedagem com antecedência pode te garantir bons descontos. Fugir da alta temporada também é um conselho para pensar. O outono costuma ser mais barato do que o inverno nos Alpes e mais barato que o verão na região chamada de Riviera Suíça (principalmente, em Montreux).
Na primavera, a procura costuma ser mais baixa. Por isso, diversas hospedagens realizam promoções e diminuem os valores das diárias.
Antes de reservar sua hospedagem, procure uma similar em regiões próximas. Como o transporte público funciona muito bem, talvez, se hospedar em uma cidade vizinha pode te garantir uma grande economia.
Mais do que garimpar uma hospedagem com um custo baixo, procure por uma que possibilite economizar em outros itens. Alugar um local que possua uma cozinha, ainda que compacta, onde você possa preparar algumas refeições, te proporcionará uma das maiores economias da viagem.
Se a viagem tiver uma duração mais longa, procure também por hospedagens onde seja possível lavar roupas. Além disso, pergunte se a hospedagem oferece cartão de transporte público gratuito. Ainda que os trens sejam ótimos, o custo numa viagem pode ser bem significativo. Uma boa técnica para uma viagem barata para a Suíça.
2) Não compre água
A água engarrafa vendida no mercado pode ser bem cara. Contudo, em um roteiro no qual você ande bastante e realize diversas atividades, a hidratação é essencial. Porém, as fontes espalhadas pelas cidades e a água da torneira são potáveis e ótimas para consumo.
A cidade de Zurique, por exemplo, possui mais de 1.200 fontes. Ou seja, ter sua própria garrafinha e enchê-la durante os passeios é um ótimo negócio para o seu bolso, e também, para a sua saúde.
3) Utilize suas moedas
Uma moeda de cinco francos pode chegar a valer mais do que uma nota de vinte reais. Por isso, nada de voltar para a casa com o bolso repleto delas. Utilize ao máximo suas moedas, essa atitude pode fazer o dinheiro render. Uma ótima dica para uma viagem barata para a Suíça.
4) Transporte
Ainda que a hipótese de aluguel de carro possa ser considerada, principalmente se a viagem for em grupo, o transporte público, em especial os trens, são uma ótima pedida para os turistas. Contudo, eles são bem caros.
A saída é adquirir o Swiss Travel Pass, um bilhete que permite viagens em todo o território do país, inclusive alguns passeios de barco.
Ainda que seja voltado para o transporte e deslocamento, o bilhete também dá acesso gratuito a vários museus. O custo é calculado por dia, o valor pode não parecer tão atrativo de início. Mas, ao colocar todos os custos de transporte na calculadora, verá que ele é uma opção para ser seriamente considerada.
5) Souvenires
Tudo em uma viagem representa custo. Na Suíça, as famosas lembrancinhas podem te fazer desembolsar um belo dinheiro. Chaveiros com miniaturas de canivetes suíços podem ser encontrados por quase trinta reais.
Por isso, pense bem na hora de comprar esses itens. Se ainda assim, permanecer seu desejo por comprar souvenires, procure lojas o mais distante possível de atrações turísticas para não pagar mais caro.
6) Aproveite as atrações gratuitas
O custo para conhecer castelos e demais atrações pode consumir boa parte do orçamento. Por isso, selecione bem aqueles que mais te interessam e procure saber os valores antecipadamente.
Por outro lado, um grande diferencial deste destino são as inúmeras possibilidades gratuitas. A Suíça é charmosa por si, passear por ruelas antigas e visitar catedrais são encantos sem custo.
Além disso, a paisagem do país é incrível: são Alpes, lagos e bosques, cujo único custo será o do seu descolamento. Procure conhecer as cidades do seu roteiro para incluir atrações gratuitas.
Bois de Sauvabelin
Popular entre famílias e amantes da natureza, a poucos passos da cidade. Animais da fazenda, florestas, caminhadas, passeios de barco, vista panorâmica da cidade e do Lago Genebra, são algumas das coisas que encontrará no parque.
Lago de Zurique
Caminhar próximo ao lago é uma atividade clássica em várias cidades da Suíça e também em Zurique. Visitar a região do lago de Zurique é de graça e é um passeio que encanta muitos viajantes. Porém, existem passeios guiados na região do lago, super divertidos para explorar o que há de melhor. Aproveite para levar um lanche e fazer um piquenique observando as paisagens.
Jardim Botânico
Esse jardim de tirar o fôlego pertence a Universidade de Zurique. O local possui estufa e é um refúgio na cidade mais movimentada do país. O passeio é mais indicado para os meses quentes do ano, então aproveite o verão na Suíça para incluir o Jardim Botânico no seu roteiro. Mas, mesmo no inverno ele possui belas paisagens. O jardim possui cerca de 9 mil espécies de plantas diferentes e também é de graça.
Faça uma viagem barata para a Suíça
Comentarios