top of page

Roterdã: Guia de viagem, dicas e atrações imperdíveis:


Roterdã é uma grande cidade portuária na província neerlandesa da Holanda do Sul, considerada a mais importante do país, atrás apenas da capital Amsterdam.

Na década de 1940, ela esteve na rota dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Por esse motivo, quase que toda a cidade teve que ser reconstruída. No lugar de prédios antigos em estilo holandês, novos edifícios modernos e quase futuristas transformaram a paisagem e o conceito arquitetônico de todo o país e por isso a cidade é referência para a arquitetura mundial.


Qual a melhor época?


Roterdã é um destino para todo o ano. O passeio é um pouco mais agradável no verão do Hemisfério Norte, do final de junho ao início de setembro, mas a arte, a comida e a arquitetura podem ser apreciadas sempre que você quiser visitar.

Mas se você prefere viajar quando estiver um clima mais frio, as melhores épocas são em fevereiro, março e na última dezena de dezembro.


Como chegar?


Há voos diários que partem do Brasil em direção à Holanda. O trajeto mais comum é desembarcar no aeroporto internacional de Amsterdã e depois seguir de trem até o destino, que fica a menos de 60 quilômetros.

O percurso tem duração de cerca de meia hora e você descerá na estação de trem, que fica na região central da cidade.


Confira os documentos necessários:


· Passaporte com validade de, no mínimo, 6 meses;

· Reserva de hospedagem ou carta-convite;

· Seguro viagem;


O que fazer em Roterdã:


Rotterdam foge bastante daquele ‘padrão’ típico holandês, com cidades charmosas, canais, bicicletas e moinhos de vento. A cidade tem muita modernidade pelas ruas, é cheia de atrações e sem contar que sua vida noturna é bem agitada.


O que fazer em Roterdã no verão:


O verão é aquela temporada que você pode fazer de tudo um pouco, uma vez que as temperaturas estão agradáveis e os passeios ao ar livre são as melhores opções.


Passear por Old Harbor

O Old Harbor foi o primeiro porto de Roterdã e é o mais antigo. Hoje em dia, ele serve apenas como turismo e é possível visitar os navios históricos que ficam ancorados nele. É um lugar muito bonito para fotografar e típico de Roterdã, onde a parte velha se funde e contrasta ao mesmo tempo com a moderna. Ao lado do porto velho ficam as casas mercantes mais antigas e as modernas Casas Cubo.


Subir à Euromast

A Euromast é uma torre de observação que construída em 1960 para a Floriade, um festival internacional de exposição de jardins que é realizado a cada 10 anos na Holanda. A plataforma de observação fica a 96 metros do chão e conta com um restaurante. Para subir é cobrada uma taxa.


Conheça o Carnaval de Roterdã

O festival Rotterdam Unlimited costuma ocorrer no final de junho por toda a cidade, e é um ótimo evento para ver arte, dançar e aproveitar as ruas da cidade, enquanto celebra a diversidade cultural. No final, um desfile com mais de 2500 dançarinos ocorre também na cidade.


O que fazer em Roterdã no inverno:


Ao contrário do que muitos pensam é completamente possível aproveitar Roterdã em temporadas mais frias como o inverno.

Nada como um bom casaco, botas, luvas, gorros e cachecóis para apreciar a cidade. Claro que a paisagem muda de cor, as temperaturas ficam bem baixas e a chuva pode ser presente nesta época.


Patinação no gelo durante

Todos aqueles que conhecem um pouquinho da Holanda sabem que um dos passatempos favoritos dos holandeses é a patinação no gelo. O legal é que este esporte é famoso no país inteiro e muitos são adeptos, portanto, quando o inverno chega e os canais congelam, é a alegria nacional.


Visitar as Casas Cubo em Roterdã

As Casas Cubo (Kubuswoningen) se tornaram o símbolo da arquitetura em Roterdã. Elas foram projetadas por Piet Blom, sendo uma forma de decorar e não deixar morto o viaduto que passa por lá. Como o nome diz, é realmente um conjunto de casas em formato de cubo, e várias pessoas moram nelas.


Comer o que há de melhor no Markthal Roterdã

O Martkthal Roterdã é o mercado municipal da cidade, onde verá alguns produtos típicos e de outras partes do mundo, com muitos restaurantes e estabelecimentos que vendem vários produtos.


Independente das estações do ano Roterdã continua sendo um ótimo destino para conhece, além de conhecer os pontos turísticos e a vida noturna da cidade, claro que a gastronomia precisa estar entre as prioridades, afinal, a culinária holandesa é quase que uma atração turística, então não deixe de conhecer os restaurantes e bares com uma deliciosa culinária.


Eai, Gostou de Roterdã? Gostaria de conhecer? Comente!


Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


jonasbcarvalho
Jan 18, 2023

Genial, não conhecia Roterdã.

Like
cadastur-logo.png
bottom of page