Você ama fazer turismo em vinícolas para apreciar diferentes qualidades de vinhos? Então, você precisa conhecer as top 5 melhores vinícolas do mundo, segundo A World’s Best Vineyards Academy, uma instituição criada para eleger as melhores vinícolas do mundo para se visitar.
É importante dizer que o prêmio não se baseia somente na qualidade dos vinhos produzidos, mas também na experiência de visitar a vinícola e seus atrativos, por isso, revela lugares interessantes para conhecer. A vantagem desta edição é que várias vinícolas premiadas ficam perto do Brasil, para quem gosta de roteiros de enoturismo. Vamos lá?
5º – Schloss Johannisberg (Alemanha)
É em um palácio neoclássico do século XVIII, na Alemanha, que se encontra a vinícola premiada na quinta posição: Schloss Johannisberg. O passeio oferecido no local conta com visita guiada, almoço, degustações e eventos culturais.
4º – VIK (Chile)
Na quarta posição aparece a também chilena VIK. Este empreendimento conta com a vinícola, um hotel, spa com tratamentos à base de vinho e três restaurantes, no Vale do Cachapoal. Além de bons vinhos, os visitantes podem aproveitar da bela paisagem da região, com lago e vales.
3º – Montes (Chile)
Representando muito bem a América do Sul, a vinícola Montes, do Chile, garantiu o terceiro lugar. Localizada no Vale do Colchagua, a vinícola teve sua construção influenciada pela harmonia do Feng Shui, para que as boas energias fossem canalizadas na produção do vinho. O lugar conta com o restaurante Fuegos de Apalta, e os visitantes podem fazer tours e caminhadas pela região.
2º – Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal (Espanha)
O segundo lugar do ranking ficou para a espanhola Bodega de Los Herederos del Marqués de Riscal, em Rioja. A própria arquitetura do lugar é um atrativo à parte. Projeto pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry, o novo prédio da vinícola também é um hotel e restaurante com estrela Michelin.
Enquanto o edifício mais novo se destaca pela modernidade, o lugar também faz questão de manter a história viva, com a bodega original, construída na década de 1860, onde foram produzidos os primeiros vinhos de Rioja. Os vinhedos podem ser conhecidos a pé, de bicicleta ou a cavalo.
1º – Antinori nel Chianti Classico (Itália)
Ganhou o título de Melhor Vinícola do Mundo a italiana Antinori nel Chianti Classico. Seus vinhos, produzidos desde 1385, contam com tradição e modernidade. Com seis séculos e 26 gerações na bagagem, a família Antinori inaugurou a vinícola em 2012.
Atualmente, os Antinori contam com nove propriedades nas regiões da Úmbria e Toscana, além de outras duas fora da Itália. A vinícola vencedora é localizada na comuna San Casciano in Val di Pesa. Com uma arquitetura surpreendente, a vinícola também é um lugar considerado referência em sustentabilidade e inovação.
A vinícola oferece várias experiências em suas instalações, incluindo um restaurante no terraço. As degustações acontecem em uma cápsula de vidro suspensa sobre os barris da adega.
Eai, qual vinícola você mais gosta de visitar? Já visitou alguma dessas? Comente!
Komentarze