top of page
whatsapp-logo-1.png

O famoso e belíssimo Pantanal: Roteiro e informações

  • gabrielmazuad
  • 24 de fev. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 3 de mar. de 2023


Pantanal é um dos menores biomas brasileiros, presente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É conhecido como a maior planície alagada do mundo. Sua localização está na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado), além de poder ser encontrado no Paraguai e na Bolívia.


É um bioma extremamente rico quando o assunto é fauna brasileira, pois abriga grande parte dos animais existentes no Brasil. Sua preservação ambiental é alta, sendo considerado o bioma mais preservado do país de acordo com os órgãos governamentais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Como chegar?


O Pantanal fica na Bacia do Alto Paraguai (BAP), localizado no Brasil, Bolívia e Paraguai. No nosso país fica a maior parte do território, que soma mais de 150 mil quilômetros quadrados, entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Para ficar mais fácil, o bioma é dividido entre Pantanal Norte, que abriga Cáceres, Poconé e Barão do Melgaço, no Mato Grosso, e Pantanal Sul, onde ficam as cidades de Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.


Voos vindos das principais capitais chegam aos aeroportos de Cuiabá e Campo Grande. A partir de Cuiabá, siga pela MT-060 até Poconé (104 km), pela MT-040 para Barão de Melgaço (111 km), e pela BR-070 até Cáceres (215 km). Da rodoviária local saem ônibus para esses destinos.


Melhor época?


Chuvas e altitude determinam os períodos de seca, vazante e cheia na região, e variam a cada ano – consulte o hotel antes de viajar. Costuma chover muito forte entre dezembro e fevereiro. O Pantanal Norte costuma alagar a partir de fevereiro ou março e as águas começam a baixar em um ou dois meses.


Como circular


De carro, barco ou avião, negocie o transporte ao fazer reserva nos hotéis mais afastados. Se a opção for por carro, atente para os períodos de chuva, mais frequente entre outubro e março – somente os veículos 4×4 encaram os atoleiros.


Onde se hospedar Pantanal?


Em primeiro lugar, preciso alertar que não há opção de hospedagem ao longo do Pantanal, a não ser em alguns trechos da Transpantaneira.


Ou seja, é necessário se alocar nas cidades próximas, indo para os passeios de jipe, a cavalo, de barco ou até mesmo avião monomotor. Isso varia bastante, dependendo de onde você está, do seu hotel/pousada e agência de turismo.


Pousada Haras Santa Rita

A Haras Santa Rita é a escolha ideal se você está em Poconé! Localizada a 100 km do Aeroporto Internacional de Cuiabá, é rodeada por uma espetacular paisagem verde, agraciando os sentidos de quem a vê, além de ter um belo e grande jardim.


Pousada Piuval

Caso você procure algo dentro da Transpantaneira, a recomendação é a Pousada Piuval.


Estando localizada a apenas 10 km da Estação Rodoviária de Poconé, é uma ótima escolha para quem realizou a viagem de ônibus. Mas caso você esteja de carro, o estacionamento privativo é gratuito.


A estrutura é enorme e muito bem elaborada, com decoração impecável e super elegante. Além disso, oferece piscina para todas as idades, uma enorme área verde para lazer e uma vista de tirar o fôlego pelas janelas dos quartos.


Pousada Nativos

Caso você esteja procurando um lugar que represente fielmente o Pantanal, a Pousada Nativos é uma ótima opção em Miranda.


Com decoração rústica excelente, terraço coberto e ao ar livre, conta com área de lazer perfeita para descanso, com redes e bancos de madeira, transmitindo a real essência do Pantanal: simplicidade, beleza e paz.


O que fazer em Pantanal?


As operadoras de turismo da região recomendam quatro dias para conhecer os principais atrativos do Pantanal. Dependendo da sua viagem, vale ampliar o passeio e visitar Bonito, cidade famosa pelo ecoturismo.


Dentre as principais atividades no Pantanal, o visitante pode fazer canoagem e observação de aves, fazer trilhas e safári de fotos, tomar banho de cachoeira e de rio, ver peixes nas águas transparentes do Rio Salobra, cavalgar, pescar e até viver “um dia de pantaneiro”, que inclui aprender a laçar e conduzir uma boiada.


Ah, e tem mais! Imagina ver uma onça-pintada ou jacarés no próprio habitat? Pois é, isso é possível no Pantanal, por exemplo, durante os passeios de barco e expedições específicas. Outra atração é poder ver o encontro das águas claras do Rio Salobra com as águas barrentas do Rio Miranda, no Mato Grosso do Sul – paisagem semelhante a que ocorre com o Rio Negro e o Solimões, na Amazônia.


Pontos turísticos


1. Safári fotográfico:

Veículos adaptados percorrem trajetos pelas reservas de matas nativa para dar aos turistas uma excelente oportunidade de observarem e capturarem imagens dos mais variados tipos de animais, como tuiuiús (símbolo da região), capivaras, jacarés, veados, garças, tamanduás, porcos-do-mato, sucuris, onças-pintadas, lobos, entre muitos outros.


2. Passeio de barco:

Outra ótima alternativa para observar os animais da região é o passeio de barco, normalmente oferecidos pelos hotéis e pousadas, que são feitos com acompanhamento dos guias nativos e navegam em pequenas embarcações que percorrem rios ou baías do Parque. É possível observar diversas espécies de aves, lontras, ariranhas, jacarés e onças-pintadas.


3. Trem do Pantanal:

Em um percurso de 220 quilômetros que liga a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, à Miranda, no Leste, você poderá admirar algumas das mais bonitas paisagens da região e do Brasil, como grandes pastagens com rebanhos de gado, formações rochosas, planícies, morros e riachos.


4. Museu de História do Pantanal:

Situado no município de Corumbá, o museu conta com um acervo composto por peças arqueológicas que retratam a história dos humanos na região pantaneira em mais de seis mil anos. Além das exposições, como fotos, painéis, telas pintadas e obras cerâmicas, o visitante também irá se deparar com efeitos sonoros e estímulos sensoriais que irão lhe remeter à natureza do Pantanal.


Eai, gostaria de conhecer esse belíssimo bioma? Comente!

Comments


cadastur-logo.png

Endereço:

Av. Nove  de Julho, 3452 - Jardim Paulista

São Paulo - SP 

01406-000

Contato: +55 11 96083 4287

Empresa aderente:

ABAV-logo-FB5ACAD1C6-seeklogo.com.png

Siga-nos

  • Instagram
bottom of page