O que muitos não sabem é que pelo mundo há regiões e cidades conhecidas por serem bem quentes, mas onde também neva – por mais estranho que isso possa parecer. De áreas desérticas a ilhas mediterrâneas, separamos neste post 5 lugares que só conhecemos por temporadas ensolaradas, mas que registram neve durante o inverno gelado. Você irá se surpreender com a lista abaixo!
Deserto do Saara
Deserto é sinônimo de lugar árido e muito quente. Sabemos que durante as madrugadas pode esfriar bastante, mas no famosos Deserto do Saara, no norte da África, a neve pode cair durante o inverno cobrindo quilômetros e quilômetros da areia com uma camada branca.
Quando neva?
Gelo e neve são incomuns em desertos quentes, mas não são completamente desconhecidos. O motivo disso é que as temperaturas podem cair drasticamente durante a noite nessas regiões, causando a neve. Porém geralmente o gelo derrete bem cedo no dia seguinte, com o calor.
Não é a primeira vez que neva no deserto. Na verdade, isso já aconteceu outras quatro vezes nos últimos 42 anos: em 1979, em 2016, em 2018 e em 2021.
Atenas – Grécia
Atenas é uma das capitais mais quentes da Europa. Isto no verão é claro! Já no inverno o frio chega e, às vezes, com bastante força e tempestades de neve. Apesar do caos no transporte, a bela Acrópole toda branquinha fica mais incrível.
Quando neva?
Para deixar claro desde já: a neve não é algo tão frequente na Grécia. O clima na Grécia costuma ser muito estável, mas nos dias mais frios de inverno, pode sim haver neve. O fenômeno costuma aparecer apenas no mês de dezembro, justamente o último do ano.
África do Sul
Você sabia que é possível curtir a neve na África do Sul? É isto mesmo! No inverno, durante junho e agosto, os campos de esqui abrem no país e os turistas podem aproveitar a neve e o friozinho. Um dos pontos mais nevados sul-africanos é o planalto do Cabo Oriental, onde você encontrará o Tiffindell Ski Resort, perto da fronteira com o Lesoto.
Quando neva?
No inverno, durante junho e agosto.
Havaí – Estados Unidos
O Havaí é um lugar cobiçado e sonhado pelos amantes de praias e de surfe. Mas o cume dos vulcões mais altos das ilhas (Mauna Loa, Mauna Kea e Haleakalā) são cobertos de neve todos os anos nos dias mais frios. O maior deles o Mauna Kea tem 4.200 metros de altura e as temperaturas lá em cima ficam negativas frequentemente.
Quando neva?
Como ele se encontra a 4.205 metros de altitude, acaba recebendo, por vezes, nevascas no período de inverno (entre dezembro e fevereiro) que permitem a prática do esqui e de outros esportes de neve.
Jerusalém – Israel
Mais outra cidade do quente Oriente Médio fica branca durante o inverno. A sagrada Jerusalém, em Israel, registra raramente neve, mas em alguns anos tem fortes nevascas por lá que deixa a bela cidade toda branquinha.
Quando neva?
No inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) faz frio em Jerusalém; a temperatura média é cerca de 10°C, 12°C. Há inclusive registro de neve em Jerusalém em algumas ocasiões. No inverno é também a temporada de chuva na cidade, de dezembro a março as chuvas são frequentes.
Eai, qual destino mais te surpreendeu? Comente!
Comments