Se você acompanha notícias de tv, deve ter visto um caso que deixou muitos viajantes preocupados com suas malas. O caso das duas brasileiras presas na Alemanha após terem a etiqueta das suas malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos.
No dia 4 de março, as duas passageiras embarcaram no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, onde despacharam as suas bagagens. Elas iam para a Europa, mas com conexão em São Paulo – e foi justamente no Aeroporto de Guarulhos que os criminosos tiraram as etiquetas das malas originais e as colocaram em outras duas bagagens com 40 kg de cocaína no total. Ao chegarem em Frankfurt, na Alemanha, as goianas foram presas acusadas de tráfico internacional de drogas.
Em investigação, a Polícia Federal brasileira comprovou que uma quadrilha tem agido no Aeroporto Internacional de São Paulo para enviar drogas para a Europa.
Em imagens mostradas no domingo no programa Fantástico, da Rede Globo, é possível ver como os funcionários terceirizados agiram na área de segurança que tem acesso restrito, mesmo diante das câmeras de segurança que flagraram toda a ação.
Mesmo negando que as malas eram suas, as brasileiras foram detidas pela polícia alemã e estão presas há mais de um mês. Nesta terça-feira, o Ministério Público da Alemanha autorizou a liberação das duas. Um outro caso parecido aconteceu em Paris no mês passado, mas a passageira (também de Goiás) foi apreendida e logo solta.
Aqui no Brasil, seis pessoas já foram presas pela PF por terem participado do ato criminoso. As imagens obtidas pelo Fantástico são claras ao mostrar o esquema da quadrilha e realmente preocupam outros passageiros: será que isso pode acontecer de novo?
Como se proteger contra golpes
A verdade é que não há uma fórmula mágica para se proteger contra os golpes e possíveis crimes, mas sempre há como tentar se precaver dos criminosos – ou, ao menos, para provar que determinada mala é ou não é a sua.
1. Tirar fotos e gravar vídeos do despacho da bagagem
Hoje em dia, é super fácil tirar uma foto e gravar um vídeo, basta ter um smartphone em mãos. E nem é preciso capturar a imagem com uma super qualidade, a questão é mesmo ter uma prova de que aquela mala é a sua.
Você pode fazer essas imagens com a bagagem na hora de despachar e com ela na esteira, já com a etiqueta da companhia aérea – mostrando, claro, todos os dados que estão na etiqueta.
2. Conferir a etiqueta e o peso da mala
Mais uma dica importante que pode ajudar a esclarecer alguns fatos diante de um problema. Antes de liberar a sua mala, confira se o peso dela consta na etiqueta que comprova o despacho. Além de tirar uma foto que comprove esses dados, faça também uma imagem da balança do aeroporto registrando o peso da mala, pois nem sempre as companhias aéreas imprimem a etiqueta com o peso.
3. Guarde o comprovante de despacho da mala até o destino final
Infelizmente é normal o passageiro despachar a mala e não guardar o comprovante até o final da viagem. O ideal é tê-lo consigo ao menos até pegar a mala no destino final. Para não correr o risco de perder o comprovante, tire uma foto dele assim que recebê-lo no guichê de embarque.
4. Usar um dispositivo de rastreamento
Cada vez mais os passageiros têm usado um dispositivo de localização em suas bagagens despachadas, como é o caso do Apple AirTag ou do Samsung SmartTag.
Normalmente, o uso do AirTag ou outro similar é usado pelos passageiros para se protegerem contra o extravio das bagagens, mas agora sabemos que ele pode ter uma função ainda mais importante: o de provar onde está a sua mala em caso de algum problema mais grave.
5. Fechar bem e identificar a sua bagagem
Talvez a dica número 1 de qualquer viagem seja a de não embarcar com a mala destrancada, mas já percebemos que não basta apenas um bom cadeado. Algumas malas mais reforçadas já vêm com um melhor sistema de segurança, mas sempre há a opção de plastificar a sua bagagem no próprio aeroporto – pagando por esse serviço, obviamente.
Além disso, é importante incluir uma identificação com nome e telefone de contato dentro e fora da mala.
Eai, já aconteceu algo com você? Como você se protege desses tipos de golpes? Comente!
Comments