top of page

Guia: Deserto do Atacama – Roteiro, dicas e muito mais..

Atualizado: 10 de mar. de 2023


O Atacama é um deserto localizado na região norte do Chile, na América do Sul, sendo popularmente conhecido como o deserto mais seco da Terra e o local cuja paisagem mais se assemelha à superfície de Marte.


Ao contrário do que muita gente pode pensar, esse deserto tem paisagens que vão muito além das tradicionais dunas de areia e reserva cenários surpreendentes, justamente por ir muito além do que nos remete à mente quando pensamos em "deserto".


Lagos a 4.000 metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento, vida selvagem, superfíceis que se assemelham com a da lua, lagos em que não se afunda, curiosos vilarejos, sítios arqueológicos, deserto de sal e um céu... ah, um céu de tirar o fôlego, seja de dia, quando um azul intenso toma conta, seja de noite, quando milhares de estrelas protagonizam o espetáculo. O Atacama é palco de paisagens incríveis e muito variadas.


Clima


Se você busca temperaturas não tão extremas, os meses de outono e primavera são mais indicados. Durante o inverno pode-se esperar temperaturas muito baixas a noite e dias agradáveis para conhecer o deserto. Já no verão, dias bem quentes e noites não tão frias.


Como chegar?

O Deserto do Atacama ocupa uma grande área do norte do Chile e o principal ponto para ter como base para explorar suas belezas é San Pedro de Atacama. San Pedro, ou SPA, é um local bem pequeno e de estrutura limitada, que não possui aeroporto. O aeroporto mais próximo de San Pedro fica em Calama, uma cidade com estrutura melhor, a 100 km de distância. Por via terrestre são mais de 1.600 km até Santiago.


A melhor opção é fazer uma viagem do Brasil até Calama.


Documentação necessária

Passaporte com validade mínima de 6 meses, ou RG original em bom estado, emitido há menos de 10 anos.


Dinheiro e Gastos em San Pedro de Atacama


San Pedro de Atacama não é um destino barato. As diárias nos hotéis são um pouco caras e refeições nos restaurantes também não são uma pechincha. O fato é explicado, em parte, pela localização isolada do vilarejo.


A moeda oficial do Chile é o peso chileno (CLP), representada pelo "$" no dia a dia. Inicialmente pode parecer um pouco complicado se orientar em pesos, pois os valores contêm muitos zeros ($1.000; $2.000 etc), mas depois de aprender como agir, fica mais fácil.


Nossa dica é simples: ter ciência de quanto valem mil pesos chilenos em reais no momento de sua viagem, cortar os zeros dos valores e multiplicar o valor "principal" pelo valor em reais. Por exemplo: 1.000 CLP = 4,43 BRL. Se um produto custa $3.000, cortam-se os zeros e multiplica-se 3 por 4,43. (R$ 13,29, aproximadamente.)

Assim, você consegue ter uma ciência do quanto irá gastar na viagem.


Transportes

  • A pé ou de bicicleta

- Pois o vilarejo doe San Pedro de Atacama é um local pequeno, que pode facilmente ser conhecido a pé ou de bicicleta.

  • Táxi

- Em um local tão pequeno como San Pedro, a quantidade de táxis é ínfima. Se precisar de um, peça ao seu hotel ou restaurante para telefonar a um taxista.

  • Carro

- Alugar um carro pode parecer uma ótima saída para fazer os passeios por conta própria e economizar tempo e dinheiro, mas nem sempre a economia do aluguel vale os perrengues que podem ocorrer ao longo do caminho.


Passeios


Pukara de Quitor

O sítio arqueológico pré-colombiano Pukara de Quitor é uma antiga fortaleza datada do XII.


O local é excelente para quem aprecia caminhadas e o trajeto até o topo exige certa resistência física, apesar que é possível fazer a subida tranquilamente no caminho sinuoso com paradas para apreciação e contemplação da paisagem.


Piedras Rojas e Lagoas Altiplânicas

Esse passeio reúne as paisagens mais alucinantes no deserto, merecedoras de um longo e feliz suspiro a cada parada feita.


Trata-se de um itinerário de um dia inteiro. Você percorre a famosa Ruta 23, contorna o Salar de Atacama, sobe em direção à Cordilheira dos Andes e termina quase na fronteira com a Argentina, a mais de 4200 metros acima do nível do mar.


Lagunas Escondidas de Baltinache

Ao todo são 7 lagoas, uma de cor mais azul turquesa que a outra, e você pode tomar banho em duas delas, sendo a última lagoa maior e mais bonita.


O visual é de doer os olhos, tamanho é o contraste entre o sal branco em volta das lagoas e a água azul.


É nesse passeio de meio período, que pode ser pela manhã ou pela tarde dependendo do tipo de serviço contratado, onde se tem a experiência de flutuação, justamente porque as lagoas possuem uma concentração de sal maior que o Mar Morto!


Trekking de Guatin e Termas de Puritama

Se você gosta de fazer trilhas, mas não quer encarar trajetos muito longos e cansativos, essa é uma das melhores opções de passeios no Atacama!


Estou falando do Trekking de Guatin + Termas de Puritama, o passeio de meio período em que você percorre uma trilha de 7km, numa caminhada que dura aproximadamente 1h30 em meio aos cactos gigantes do Valle de Guatin e termina em uma das atrações mais prazerosas do Atacama: as Termas de Puritama.


São 7 piscinas de águas quentes para descansar. No serviço está incluído um roupão bem confortável para você não sentir o impacto da temperatura ao sair da água, pois no cânion onde as termas estão localizadas se forma uma espécie de corredor de vento frio!


Vale da Lua

O passeio mais clássico do deserto do Atacama! 10 entre 10 brasileiros fazem esse passeio! Não por menos, o cenário é composto por peculiares formações rochosas que lembram a superfície lunar e, por isso, fizeram a fama desta região.


Esse é o tour mais indicado para iniciar o seu roteiro de passeios no Atacama. Ele ocorre no período da tarde, é relativamente próximo de San Pedro de Atacama e, portanto, de mesma altitude (2.400m), além de ter um dos mais lindos pores do sol. Perfeito para um ritual de boas-vindas!


Dicas

  • Vacinas não são obrigatórias para entrar no Chile.

  • Fala-se espanhol no Chile e, pela semelhança entre português e espanhol, não é tão difícil compreender e ser compreendido ao falar português. As pessoas de San Pedro já estão acostumadas aos brasileiros que visitam a cidade e várias falam português.

  • San Pedro não é um destino barato, na verdade, em alguns pontos, é até um destino caro; tenha isso em mente na hora de planejar a viagem. Os gastos com passeios podem ser altos.

Eai, já conhece o Deserto do Atacama? Comente!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


cadastur-logo.png
bottom of page