top of page

Guia de viagem para Guimarães- O berço de Portugal

Atualizado: 13 de mar. de 2023


Guimarães é considerada o berço de Portugal, porque foi lá que nasceu Afonso Henriques, o primeiro rei do país, conquistador e unificador dos territórios portugueses. A cidade é repleta de importantes monumentos arquitetônicos, com destaque para o imponente Castelo de Guimarães, tornando o passeio na cidade uma experiência de estar em um museu a céu aberto.


Quando ir?


Guimarães é um destino para se conhecer a pé, ou seja, andando pelas ruas e admirando as artes, por tanto a melhor época é no verão, que vai de junho a setembro, ou na primavera, que vai de março a junho. No inverno costuma chover bastante e pode comprometer os passeios.


Como chegar?


Guimarães é a última estação de uma das linhas dos trens metropolitanos que partem da estação de São Bento, no Porto.


A partir de lá, a viagem dura cerca de 75 minutos e custa 2,20 euros. É possível também chegar de ônibus, que pode ser uma boa opção caso você esteja em Bragança ou Vila Real.


O que fazer em Guimarães:


Considere fazer um roteiro a pé pela cidade. As principais coisas a se fazer em Guimarães estão concentradas no centro histórico. Os pontos turísticos de Guimarães são em sua maior parte, atrações históricas e arquitetônicas.


Castelo de Guimarães

Construído no século X, o Castelo de Guimarães é um dos marcos da fundação de Portugal, ligado às lutas da independência do país. O castelo possui muralhas reforçadas por 4 torres, onde os visitantes podem fazer a caminhada.


Na torre central, há uma pequena exposição que conta um pouco da história de Portugal e do Rei Dom Afonso Henriques.


Abre todos os dias das 10h às 18h. O ingresso custa 2 Euros.


Paço dos Duques de Bragança

Construído no século XV por Dom Afonso, serviu como moradia por um breve período, depois ficou abandonado até o século XX. Após passar por uma grande reforma ele foi transformado em um museu.


Alguns dos destaques do museu são os tapetes persas, tapeçarias flamengas, além de pinturas e os belos salões. O teto da sala de banquetes reproduz o casco virado de uma caravela, em homenagem às proezas marítimas dos portugueses.


Abre todos os dias das 10h às 18h. O ingresso custa 5 Euros.


Largo de Toural

Construído no século XVII o largo passou por várias transformações em sua história. Hoje possui apenas um Chafariz renascentista de três taças e é rodeado de belos edifícios, formando um belo cenário.


O largo de Toural é considerado o coração da cidade de Guimarães. O local é ponto de encontro de moradores e turistas, repleto de cafés e restaurantes.


Museu Arqueológico Martins Sarmento

Fundada em 1881, a fundação Martins Sarmento é a principal referência da cultura castreja em Portugal. A galeria está exposta sobre o belo claustro do extinto Convento de São Domingos (século XIV).


Abre de terça a domingo, das 09h30 às 12h e das 14h às17h. O ingresso custa 3 Euros.


Museu de Alberto Sampaio

O Museu de Alberto Sampaio foi criado em 1928 para guardar as coleções de algumas igrejas e conventos da região de Guimarães. O prédio também tem valor histórico e artístico, com claustro e salas medievais.

Apresenta importantes coleções de esculturas, peças em ouro, pinturas e peças religiosas em geral.


Abre de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. O ingresso custa 3 Euros.


Centro medieval da cidade

No centro medieval você encontrará seus largos, fontes e igrejas. Em especial o largo da Oliveira, que além de ser cercado de belíssimas construções, possuía ainda uma liteira gótica em frente à igreja de Nossa Senhora da Oliveira.


Há, também o largo do Brasil, onde além de um lindo jardim, poderá ver ao fundo a Igreja de São Guálter (oficialmente chamada de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos), a mais imponente da cidade.


Eai, O que achou da pequena e bela cidade histórica portuguesa? Comente!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


cadastur-logo.png
bottom of page