top of page
whatsapp-logo-1.png

Guia de Singapura – Informações, dicas e muito mais...

  • gabrielmazuad
  • 27 de fev. de 2023
  • 8 min de leitura

Atualizado: 3 de mar. de 2023


Você tem o sonho de conhecer um dos lugares mais tecnológicos do mundo, a Singapura, mas não sabe por onde começar e tem muitas dúvidas sobre a cidade?


Confira, o nosso guia completíssimo para te ajudar com suas dúvidas sobre a Singapura:


Uma gigante em um pequeno espaço — moderna e dinâmica, a República de Singapura é uma cidade-estado e um dos Tigres Asiáticos. Localizada na extremidade sul da península malaia e com uma população de 5,4 milhões de habitantes, a cidade se reinventa constantemente e muitas vezes é exemplo para outras nações. São quatro idiomas oficiais, imigrantes de inúmeras nacionalidades e uma estrutura de fazer inveja.


A cidade é segura, super limpa e tem ares perfeccionistas, um pouco disso pelas das regras que permeiam seus moradores. Não estranhe se encontrar pela cidade placas com proibições diversas, entre elas a de mascar chiclete, comer durian em público, que é uma fruta com um cheiro pouco agradável, ou a obrigação de dar descarga em um banheiro público — sim, isso pode gerar uma multa! Enquanto para alguns as regras soam rígidas, para outros é exatamente por isso que a cidade consegue êxito em diversos aspectos.


Desenvolvida, Singapura é um lugar cheio de atrações turísticas, com criações inovadoras e muitas vezes grandiosas, o que faz com que alguns pontos turísticos sejam destaque não apenas na cidade, mas no mundo.


Qual melhor época?


A melhor época para visitar Singapura são nos meses com menos chuva, ou seja, entre junho e agosto. Lembrando que Singapura está próxima da linha do equador e possui um clima tropical. A chuva está presente em todos os meses do ano.


Como chegar?


Singapura está localizada no sudeste Asiático e, portanto, bastante distante do Brasil. Os voos para a cidade-estado exigem ao menos uma conexão e podem ser feitos com diversas companhias aéreas. A viagem dura ao menos 24 horas, e tanto o tempo de viagem como o trajeto das aeronaves dependerão da companhia aérea utilizada para o percurso.


Saindo do aeroporto de Guarulhos (São Paulo), há a opção de voar até Singapura com Swiss (via Zurique), Etihad (via Abu Dhabi), Qatar (via Doha), Emirates (via Dubai), Turkish (via Istambul) e outras companhias através de seus acordos e alianças comerciais. Singapura tem sua própria companhia aérea, a Singapore Airlines, que é muito bem-conceituada mundialmente.


Documentações necessárias:

  • Um passaporte válido é necessário para entrar em Singapura e precisa ter pelo menos 6 meses de validade a contar da data de entrada desejada.

  • O certificado de vacinação internacional contra a febre amarela é exigido.

  • O país não exige visto para os brasileiros por um período de até 30 dias, então você não precisará se preocupar com isto, exceto se desejar ficar mais tempo.

  • O preenchimento on-line do SG Arrival Card é um serviço eletrônico para facilitar o envio eletrônico de informações pessoais, detalhes da viagem e declaração de saúde para visitantes estrangeiros.

Qual moeda levar?


Os meios de pagamento aceitos em Singapura são os seguintes:


- Dólar de Singapura;


- Euros;


- Dólares americanos;


- Cartão de crédito;


- Cartão de débito;


- Cartão pré-pago.


Dólares americanos e euros têm ampla aceitação nas casas de câmbio, mas não no comércio em geral, então é preciso sempre fazer a troca. Já o real, não tem aceitação nenhuma. Nunca é aconselhável viajar sem dinheiro nenhum, pois imprevistos podem acontecer. Recomendamos comprar dólares americanos ou euros no Brasil para realizar a troca chegando a Singapura.


Transportes


Singapura é moderna em diferentes quesitos e um deles é com relação ao transporte da cidade. O transporte público funciona muito bem e leva os turistas às principais atrações. Os táxis, embora não sejam uma pechincha, também oferecem um ótimo serviço e para grupos, principalmente, podem ser uma boa alternativa.


A pé


Andar pode ser uma boa opção dependendo do local da cidade onde você está hospedado. Singapura é um lugar seguro e você pode caminhar com tranquilidade sozinho, inclusive à noite. Se está em um determinado bairro, será muito prático conhecê-lo caminhando, mas quando as distâncias forem maiores para percorrer a pé, basta seguir com o transporte público.


Transporte público

O sistema de transporte em Singapura é moderno, eficiente e utilizado por pessoas de diferentes classes sociais. Formado principalmente por ônibus e pelo metrô, ele cobre boa parte da cidade e o levará às principais atrações. Tanto nos ônibus quanto no metrô e light rail, o valor pago pela viagem dependerá da distância a ser percorrida. Nos ônibus, por exemplo, você deve pagar com o dinheiro exato da corrida (em moedas), já no metrô, deverá indicar nas máquinas de autoatendimento qual é sua estação de destino e dessa forma a máquina irá indicar quanto será cobrado pelo trajeto.


Para utilizar o metrô ou o light rail (LRT) por apenas algumas vezes, você deverá ir até uma máquina de autoatendimento e “comprar” um Standard Ticket, um cartãozinho de papel que custa S$ 0,10 e servirá para fazer até 6 viagens. Dessa maneira, você paga somente pelo que utilizar.


Quanto aos ônibus, funcionam na cidade os veículos com dois andares e ar-condicionado, oferecendo maior comodidade aos usuários. Nos pontos de ônibus, você pode conferir a rota e horários dos veículos, além de calcular o valor que será cobrado pelo trajeto. Para realizar apenas algumas viagens, pague, no embarque, o valor referente à passagem com o dinheiro exato, pois não há troco.


Táxi e Uber

Ainda que o sistema de transporte seja eficiente, em algumas situações um carro facilitará os trajetos. As vias da cidade são excelentes, mas o trânsito nem sempre é bom e em alguns momentos enfrenta congestionamentos. Os táxis oferecem um excelente serviço e a tarifa da corrida é paga de acordo com o valor apontado pelo taxímetro. A Uber também marca forte presença na cidade e é um pouco mais barata do que os táxis convencionais.


Note que, em Singapura, existem táxis regulares e outros mais refinados, os veículos mais caros oferecem corridas mais altas também. Outra dica é que os táxis não param em qualquer lugar… existem pontos pré-definidos onde eles podem parar, portanto, quando houver interesse em pegar um táxi, não adianta apenas esticar a mão, é preciso estar em um local onde a parada seja autorizada.


Onde ficar?

Duas boas dicas são tentar viajar para o lugar durante a semana, quando as acomodações costumam ser mais baratas, e hospedar-se perto do metrô, porque assim você poderá ir a todo local da cidade com mais facilidade.


Quando falamos de hospedagem, é impossível não citar o hotel Marina Bay Sands. Mais do que um simples hotel, o local se tornou uma atração da cidade… é um lugar tão incrível e com tantas facilidades que quase todo mundo tem vontade de se hospedar ali. Muito bem localizado, o hotel oferece uma “atração” bastante peculiar, uma piscina em seu 57°andar que tem uma


Vista panorâmica lindíssima da cidade. Para usar a piscina, é preciso ser hóspede e esse é um dos motivos pelos quais sugerimos passar ao menos uma noite nesse hotel. O local é autossuficiente, tem bons restaurantes, vistas magníficas e atrações imperdíveis em seus arredores. Não é uma experiência barata, mas certamente é compensadora.


Quanto à localização, uma boa região para se hospedar é na Marina Bay, que oferece fácil acesso a várias atrações da cidade. Ali está o próprio Marina Bay Sands, o famoso The Fullerton e o Marina Mandarin Singapore.


Também perto da Marina Bay, a área de Clark Quay também é boa para quem procura um local central e, principalmente, próximo da vida noturna. Para quem gosta de se divertir à noite, ir para um bar ou sair para jantar, essa área é uma excelente pedida. Ali fica o Swissotel Merchant Court, o Novotel, Holiday Inn Express e o Park Regis.


Pontos turísticos


Complexo Jewel Changi – Aeroporto Internacional de Singapura

Os pontos turísticos em Singapura começam ao desembarcar do avião. O mais novo ponto turístico de Singapura, o complexo Jewel abriga a maior cachoeira interna do mundo.


É isso mesmo que você leu, estamos falando da Rain Vortex, uma cachoeira com uma queda d’água de 40 metros de altura dentro do aeroporto de Singapura. É para chegar no país e já entrar no clima da intensidade arquitetônica.


Outro fator bacana dos principais pontos turísticos de Singapura é ligação com o meio ambiente. A Rain Vortex é uma cachoeira que utiliza e reutiliza da água de chuva. Legal, né?!


Como se não bastasse a cachoeira, o complexo tem 10 andares com muita natureza. Para completar, o teto é de vidro, e por consequência a luz natural ajuda na sensação de estar ao ar livre. Além da cachoeira, o aeroporto (sim, aeroporto) possui cerca de 280 lojas, teatro, cinema, praça de alimentação e outros entretenimentos, como redes suspensas para brincar, curtir os foggys ou explorar a Forest Valley.


Gardens by the Bay

O clássico jardim com árvores de metal de mais de 50 metros de altura é referência e um dos cartões postais entre os pontos turísticos de Singapura.


Se você possui uma veia ambientalista pode ficar sossegado, já que as árvores são completamente sustentáveis. À primeira vista, pode se tratar apenas de belas árvores, mas as supertrees grove, como são conhecidas, também produzem energia solar.


Além disso, dá para caminhar pelas passarelas que entrelaçam as árvores. São 128 metros de percurso a 22 metros de altura, que enaltecem uma vista panorâmica única da baía de Singapura.


Para caminhar nas passarelas é preciso pagar cerca de 8 dólares de Singapura (cerca de 24 reais) de entrada.


Cloud Forest e Flower Dome

Ainda no Gardens by the Bay, você pode visitar as grandes estufas, a Cloud Forest e a Flower Dome. A Cloud Forest é “molhada” e tem a maior montanha tropical interna do mundo. São 30 metros de altura com cascata e ainda dá para caminhar pertinho do topo.


A Flower Dome é uma estufa “seca”, também uma das maiores de vidro do mundo, e com primavera o tempo todo. Como resultado você verá um jardim colorido, com flores dos cinco cantos do mundo.


Esculturas e Show de Luzes

Definitivamente o ponto turístico de Singapura mais completo é o Gardens by the Bay, pois vai além da beleza das árvores gigantes ou das estufas super elaboradas. Trata-se de um jardim botânico com muita diversidade -são mais de 40 esculturas espalhadas pelos jardins externos.


Com certeza aqui é o lugar para apreciar em qualquer hora do dia ou da noite.


Ao escurecer o Gardens By The Bay reserva um show de luzes inesquecível, que acontece diariamente às 19h45 e 20h45 com duração de 15 minutos. Ao som de muita música as supertrees grove se acendem em lindas cores.


Ainda há toda uma infraestrutura de comes e bebes, e um parque infantil com direito a água para refrescar os pequenos durante o espetáculo.


Singapore Flyer

Você precisa adicionar ao seu roteiro a Singapore Flyer. Afinal de contas, se você está na terra dos superlativos, você precisa visitar uma das maiores rodas gigantes do mundo. A Singapore Flyer tem 165 metros e ultrapassou a famosa roda gigante de Londres.


A vista panorâmica é bem impressionante, com direito a ver um pouco da Malásia e Indonésia. São 28 cápsulas, cada uma comporta até 28 passageiros e oferecem vistas 360°. É uma ótima oportunidade para ver os principais pontos turísticos de Singapura lá do alto.


O ingresso para pessoas a partir de 13 anos é de 33 dólares de Singapura (cerca de 100 reais). Ainda fazem parte da programação ingressos especiais, com direito a um jantar romântico dentro de uma das cápsulas. Também há opções com uma taça de champagne para celebrar a vista e o momento.


Dicas:

  • As línguas oficiais de Singapura são o inglês, tâmil, língua malaia e chinês (mandarim). O inglês, principalmente, é bastante falado, assim como o “singlish”, uma mistura de inglês e chinês falados coloquialmente. Saber inglês é suficiente para se virar onde precisar na cidade.

  • Singapura é um local seguro, onde você pode caminhar tanto de dia quanto à noite sem se preocupar em ter seus pertences roubados. Em áreas de grande movimento, é claro, é recomendado ter mais cuidado com seus objetos e não deixá-los fora de seu campo de visão.

  • Para facilitar seu deslocamento pela cidade ou para não perder o acesso à internet durante a viagem, vale muito a pena comprar um chip pré-pago para inserir em seu smartphone.

  • Embora muitas pessoas tenham receio de encontrar comidas estranhas ao viajar pela Ásia, em Singapura você não precisa ter isso como preocupação, pois realmente é possível encontrar restaurantes variados, que servem pratos da gastronomia internacional, italiana, francesa, americana etc.

  • Talvez você já saiba, mas Singapura tem leis rídigas e algumas vezes um tanto inusitadas. Esse é um assunto importante a se informar antes de realizar a viagem para não sofrer com qualquer contratempo. Em diversos locais, é proibido comer nas ruas de forma a preservar a limpeza das vias. Jogar lixo no chão também é proibido, assim como mascar chicletes — é bom nem os levar, pois existe multa para isso. Não dar descarga em banheiros públicos pode gerar multa, assim como fumar em locais proibidos.

Eai, conseguimos te ajudar a se planejar para conhecer a incrível Singapura? Comente!


Comments


cadastur-logo.png

Endereço:

Av. Nove  de Julho, 3452 - Jardim Paulista

São Paulo - SP 

01406-000

Contato: +55 11 96083 4287

Empresa aderente:

ABAV-logo-FB5ACAD1C6-seeklogo.com.png

Siga-nos

  • Instagram
bottom of page