top of page

Gosta de aventura? Guia completo sobre safari na África - Informações e dicas


Pensando em fazer um safari na África, mas não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Planeje direitinho, estude as opções e se jogue – é satisfação garantida!


A África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de um bilhão de pessoas, representando cerca de um sétimo da população mundial, e 54 países independentes.


O grande continente é conhecido por sua paisagem deslumbrante, pela cultura exótica e, principalmente, pelos safaris incríveis que revelam a sua vida selvagem.


O que é safari?

Safári ou Safari é a denominação usual para expedições de caça ou observação de animais, geralmente de grande porte, na selva ou na savana africana.


Por onde começar?


Para fazer um safari, o melhor, é sempre começar com o planejamento com bastante antecedência. O planejamento é fundamental para você garantir a melhor experiência na sua aventura.


Prepare-se para ficar animado, frustrado e ansioso – tudo ao mesmo tempo.


São muitas as possibilidades: viajar em um caminhão, ficar em acampamentos de luxo, voar de balão… a lista é imensa. Além disso, você terá que lidar com uma grande variedade de destinos para escolher.


E não desanime quando constatar que terá dificuldades com transporte, infraestrutura e preço justo: tudo isso será compensado com os momentos incríveis que você terá durante seu safari na África.


Como escolher o(s) destino(s)


Primeiramente, é importante saber o que você espera de um safari na África.


Você tem um objetivo definido? Quer ver leões passeando pela natureza? Não pode perder a chance de ver a impressionante queda d’água em Victoria Falls? Ou seu sonho é avistar gorilas na floresta? Se não tem nada específico na sua lista de desejos, faça uma pesquisa e veja o que mais te agrada, para começar a selecionar seus destinos.


O que não falta é opção: o continente africano tem nada menos que 54 países!


Cada lugar tem suas próprias características, e certamente você não terá tempo (ou dinheiro) para conhecer tudo. Portanto, faça uma boa pesquisa e veja o que mais te agrada, para então começar a selecionar seus destinos.


Se você ainda está com dúvida, procure pelos principais destinos que são: Sul da África, Leste da África e Oeste da África.


Cada lugar tem suas próprias características, e se você não tiver tempo (ou dinheiro) para conhecer tudo faça uma boa pesquisa e veja o que mais te agrada, para então começar a selecionar seus destinos.


Safari na África: principais destinos


Sul da África

É na parte sul do continente que ficam destinos fascinantes e populares como Namíbia, Botsuana, Zimbábue e África do Sul. Viajar por essa região é relativamente fácil. A África do Sul é um bom ponto de partida, já que oferece voos e transportes para diversos outros países.


Leste da África

Muitas opções de safari se concentram na parte leste da África. Gorilas em Uganda, vida selvagem no Quênia, praias incríveis em Moçambique (sim, seu safari pode incluir praias!), expedições pelo Kilimanjaro na Tanzânia, entre outros lugares maravilhoso.


Oeste da África

A situação desse lado é mais complicada – e a vida do viajante se torna mais difícil por essas bandas. Mas isso não quer dizer que você deva abrir mão desses destinos caso queira conhecê-los.


Senegal, Gana e Mali são alguns dos países desse lado do continente que, embora menos visitado, têm muito a oferecer.


Quando fazer?


Lembra que são 54 países no continente? Por isso, pesquise a melhor temporada de acordo com o lugar escolhido.


É importante definir quanto tempo disponível você tem para começar a montar seu itinerário. Não deixe de levar em consideração a melhor época do ano de cada lugar, já que muito do que você irá ver no safari depende das condições da natureza.


De uma forma geral, não adianta arriscar determinados destinos na baixa temporada. Muitos animais migram de acordo com a estação e a Victoria Falls pode estar seca, por exemplo. Imagina você ir até o outro lado do mundo e não conseguir ver nada do que queria?


Transportes


Escolher como você vai se locomover por alguns países do continente africano é um dos pontos mais importantes do seu planejamento, já que influencia drasticamente no orçamento da viagem.


É importante saber o que esperar da opção escolhida, para que você não se frustre com os possíveis perrengues, ou para você estar ciente de que está pagando muito mais por um conforto extra.


E lembre-se: transporte na África pode ser bem caro ou bem confuso.


Voar pelo continente pesa no bolso. A demanda de voos não é alta e, com isso, os preços podem ir às alturas. Alguns ônibus são desconfortáveis e cheios, os trens são lentos e complicados.


As estradas podem se tornar um desafio se você quiser alugar um carro. Então, como escolher a melhor forma de se fazer um safari na África? Depende do seu orçamento e dos lugares escolhidos. Vamos às opções:


Ônibus/ vans

Esse é o meio de transporte mais comum. Entram nessa categoria diferentes opções: uma delas é o ônibus leito, que é grande, mais confortável e seguro, sendo indicado para viagens de longa distância.


Existe também a falta de opção, quando você vai ter que se sentir uma sardinha em lata e pegar uma van lotada – leia-se: com 3x mais pessoas além da capacidade máxima.


Essas vans são muito comuns para trajetos dentro do próprio país e, muitas vezes, serão sua única forma de se locomover.


Trem

Não há muitas opções de trem para se viajar pela África, mas elas existem e podem te oferecer uma experiência bem interessante.


Você pode escolher, por exemplo, uma viagem em um trem de luxo pela África do Sul, ou ainda uma viagem nada luxuosa entre Zâmbia e Tanzânia.


Avião

O deslocamento entre países da África pode ser bem caro de avião. Mas é uma boa alternativa se você pesquisar voos com antecedência, ou ainda se seu tempo de viagem for muito curto. Há lugares que só podem ser acessados por jatinhos, como alguns resorts de luxo no Delta do Okavango, por exemplo.


Aluguel de carro

Chamado de “self-drive safari”, algumas pessoas escolhem fazer um safari na África por conta própria, alugando ou até mesmo comprando um carro.


Viajar de carro sai mais caro e exige muito planejamento e preparo. É preciso definir o trajeto a ser percorrido, escolher os pontos de parada e verificar as condições do percurso, que em alguns lugares só poderá ser feito de 4×4.


Deve-se também escolher um bom veículo e conhecer bem o carro para não passar nenhum sufoco no meio do deserto. A recomendação é que não se dirija à noite e sempre se tenha um plano b, em caso de necessidade.


Documentação necessária:


A exigência de vistos varia de acordo com o país que você irá visitar.


Veja antecipadamente quais são os requisitos de entrada no país de destino – e tenha certeza de verificar a informação junto à Embaixada.


Não esqueça de conferir a validade do seu passaporte e, dependendo do trajeto que irá fazer pela África, confira se há muitas páginas em branco, pois seu passaporte será muito carimbado!


Muitos países exigem a vacina contra febre amarela. Além disso, algumas outras vacinas são indicadas, dependendo do destino. Verifique quais as recomendações de acordo com os países que você irá visitar.


Outro ponto importante é se proteger da malária. Como não há vacina, há a indicação de se tomar um medicamento. Dependendo do país, malária é um problema bem grave – procure se informar.


Seguro-viagem


Tem gente que ainda questiona se é realmente necessário fazer um seguro-viagem para viajar. Gente, pra África não tem nem que pensar duas vezes né? Escolha um bom seguro e garanta uma viagem tranquila.


Quanto custa?

Vamos ser sinceros: fazer um safari na África não é barato. Basta começar sua pesquisa de preços para concluir que tem destinos muito mais em conta por aí. Apesar do baixo custo de vida na maioria dos países, você vai acabar gastando mais do que imaginava.


Além disso, muitos países recebem poucos visitantes e não têm infraestrutura adequada para o turismo.


Por sua vez, transporte público é barato, mas muitas vezes é tão complicado de entender como funciona, que você vai considerar alugar um carro, ou fechar um passeio privado.


E mais: muitas acomodações vão te oferecer menos do que você esperava pelo preço que você pagou. E isso tudo vai variar de acordo com o destino escolhido.


Dicas gerais para quem quer fazer um Safári na África

  • Leve suas coisas em uma mochila pequena, nem pense em uma mala de rodinhas. Isso porque você vai carregar essa bagagem para cima e para baixo, tem que ser algo fácil.

  • Não leve muitas roupas. Você consegue lavar no acampamento ou no lodge sem problemas.

  • Falando em roupas, escolha vestimentas de manga comprida claras e leves, porque você se mistura na natureza e não chama a atenção dos mosquitos;

  • Tem muito mosquito e você precisa se prevenir: leve muito repelente, os mais potentes que encontrar, e passe constantemente;

  • Se quiser, você pode levar o seu repelente de tomada de casa, assim não precisa comprar um;

  • Coloque na mochila um casaco impermeável (de manhã e à noite geralmente é friozinho);

  • Chapéu, boné, óculos de sol, filtro solar, viseira, enfim: tudo o que você usa para se proteger do sol;

  • É legal levar luvas (aquelas mais finas) para não se arranhar durante os safáris;

  • Opte por usar um calçado impermeável e resistente, assim você não molha o pé em poças pelo caminho;

  • Leve binóculos para observar os animais;

  • Evite fazer um safári no estilo self-driver, onde você vai dirigindo um carro alugado. Você não vai ter a habilidade que um guia profissional possui para identificar certinho onde os animais estão e nem noções de segurança;

  • Tente fazer os game drives mais curtos, fazendo pausas para não se cansar de ficar rodando de carro por muito tempo;

Eai, agora você já consegue planejar sua viagem para fazer o safari da África!



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


cadastur-logo.png
bottom of page