Dormir em iglus e ver a Aurora Boreal de perto e no conforto da cama está sendo o destino desejado por muitos turistas. Antes de você fazer essa viagem é importante se planejar e saber como funciona para conseguir ver o belíssimo fenômeno que é a Aurora Boreal. Vamos lá!
O que é um Iglu?
Iglus eram pequenas casas de gelo em formato arredondado, usadas para proteger o povo nórdicos do frio glacial durante suas caçadas. Hoje, essas casinhas de gelo estão sendo construídas mais sofisticadas, como se fosse um “quarto de hotel” para atrair turistas, que sonham em conhecer a Aurora Boreal de perto.
Quais os tipos de Iglus?
Os mais aventureiros podem ainda optar por iglus feitos de neve, com temperatura interna que pode chegar a cerca de três a seis graus negativos. Quem opta por esse tipo de acomodação recebe todo o auxílio necessário para ter uma noite agradável dentro do iglu, incluindo até mesmo sacos de dormir.
Existe também cabanas de luxo, cabanas de madeira convencionais e a possibilidade de se hospedar na Casa do Papai Noel – uma ideia perfeita para quem viaja com os pequenos.
E tem outros que não incluem banheiro com chuveiro no Chalé, então você teria que sair do quarto para tomar banho.
Iglus com teto de vidro
Chalé de madeira
Na Lapônia finlandesa – terra do Papai Noel -, na região de Saariselkä Fell, está localizado o Kakslauttanen Arctic Resort, que é donos dos iglus mais famosos do mundo. Ele dispõe de sacos de dormir e banheiros compartilhados em edifícios separados. Os iglus de categoria mais alta e as aconchegantes cabanas de madeira têm banheiro integrado, lareira e sauna, sendo que alguns contam com minicozinha e banheira vitoriana. Outras acomodações incluem chalés à margem do rio e uma casa tradicional da Lapônia. Não há TVs.
Como chegar?
Não há voos diretos do Brasil para a Finlândia. A melhor maneira de chegar lá é pegando um voo saindo do Brasil com conexões em Londres, Frankfurt, Madri, Roma ou Amsterdã. E para ir a Terra do Papai Noel na Lapônia, basta ir de avião até Helsínquia, e depois a partir de lá pode ir para Rovaniemi.
Qual a melhor época para ver a Aurora Boreal?
Por lá, a temporada em que a Aurora acontece vai de agosto a abril, mas vale lembrar que a Aurora Boreal é um fenômeno natural e se você quiser ver vai precisar de um pouquinho de sorte para ter o céu limpo, sem neve e com atividade magnética forte. Se possível escolha o período que vai de 15 de novembro a 15 de dezembro ou de fevereiro a abril. Outra dica é baixar um aplicativo para monitorar a probabilidade de Aurora Boreal.
Clima
Na Lapônia, o clima é predominantemente frio glacial e, nos meses de inverno, a coluna de mercúrio não chega nem mesmo à faixa positiva. Na estação fria, mesmo as temperaturas máximas estão bem abaixo de zero. Então, se prepare para um grande frio, se preferir fazer outros passeios.
Outros passeios:
No inverno, você pode fazer vários passeios diferentes e aproveitar a viagem, mesmo se não conseguir ver a Aurora.
Noite Polar: ou kaamos em Finlandês, é um momento mágico na Lapônia - luz azul intensa do crepúsculo, metros e metros de neve e geada extrema, transformando tudo em um rigoroso inverno.
Passeio de moto na neve: É a forma mais rápida e excitante de dar uma volta pela natureza da Lapônia. Nesse passeio se transita entre as florestas e é possível ver uma das paisagens mais incríveis da região com a duração de duas horas e uma pausa para o café ao ar livre. A opção de quatro horas inclui também um almoço a céu aberto e é possível fazer essa aventura à noite.
Safari em um tanque de neve: Nesse trenó panorâmico fechado, você estará aquecido e confortável enquanto é puxado por um tanque de neve. Através das colinas, se aprecia a paisagem enquanto um guia vai explicando tudo sobre a região. O passeio dura duas ou três horas (você escolhe) e tem uma pausa para provar bebidas típicas da região.
Esqui e snowboard nas montanhas: Você poderá desfrutar de incríveis paisagens nevadas junto com seus esportes favoritos. Esqui de descida, esqui de fundo e snowboard são esportes comuns para os locais e visitantes de todas as idades.
Quebra gelo Sampo: Um cruzeiro quebra gelo é uma das atrações mais populares da Finlândia. Durante a viagem que dura um dia inteiro, você também poderá mergulhar na Baía gelada de Botnia com uma roupa impermeável.
É caro?
Para uma viagem com conforto vai sair mais caro, mas vai ser uma experiência muito melhor. Para hospedar-se em um chalé para até dois adultos, fica cerca de R$ 1.830. Já o iglu de vidro para duas pessoas tem diária em torno de R$ 1.940. Se você quiser viver uma experiência diferente e se aventurar vale a pena se for planejado antes.
Eai, gostou das dicas? Já fez esse tipo de viagem? Comente com a gente!
Comments