top of page

Dicas importantíssimas que irão te ajudar a cuidar da sua saúde e evitar imprevistos em sua viagem


Você já ficou doente em uma viagem? Se sim, então você sabe o quanto é ruim e como faz você perder bons momentos. Vale lembrar, o quanto é importante sempre preparar a saúde antes de sair de casa!


Confira, recomendações para manter o corpo saudável e evitar imprevistos para aproveitar todos os momentos da sua viagem!


1. Evite ficar muitas horas sentado

Atualmente, o voo mais longo do Brasil dura pouco mais 4 horas, o que é considerado um período tranquilo para ficar sentado. Mas se o seu destino é uma viagem internacional, com um voo acima de 4 horas de duração, é preciso ter cuidado com a circulação sanguínea.


Os médicos explicam que voos longos aumentam significativamente a chance de tromboses nas pernas, por isso, é necessário prevenir o problema.

Para minimizar este risco, beba muito líquido durante o voo, caminhe pelo corredor da aeronave, sempre que possível, mesmo que seja alguns passos a cada três horas.


Quando estiver sentado, levante e abaixe os joelhos usando as pontas dos pés frequentemente.


2. Não exagere na alimentação

Não dá para negar que a nossa alimentação muda bastante quando estamos viajando. Seja porque o país de destino oferece uma comida diferente da nossa ou porque queremos relaxar e aproveitar alimentações mais gostosas.


Mas para evitar maiores problemas, é necessário tomar alguns cuidados ao se alimentar durante a viagem, pois a tendência é colocar no cardápio comidas mais calóricas do que as que são geralmente consumidas em casa, como massas, chocolates e bebidas alcoólicas.


Esse consumo diferente de um dia para o outro pode ser prejudicial para algumas pessoas, portanto, é interessante priorizar comidas mais leves e saudáveis.


3. Leve alguns medicamentos na bagagem

É interessante levar uma “caixinha de primeiros socorros” para a viagem. Consideramos que alguns medicamentos são indispensáveis em determinados momentos, como antitérmicos, analgésicos e antialérgicos.


4. Se tiver doença crônica, passe por avaliação médica

Essa orientação é muito importante e pode evitar situações graves na sua viagem: se você é portador de alguma doença crônica, como hipertensão, diabete ou asma, faça uma avaliação com o seu médico antes de viajar.


É importante que o viajante leve medicações suficientes para uma semana a mais do que o período planejado de viagem, para eventualidades que possam surgir. Além disso, sempre carregue seus remédios na bagagem de mão ou no seu item pessoal, pois as malas despachadas podem se extraviar.


5. Cuide (ainda mais) do seu corpo no frio

Outro ponto a ser considerado quando tratamos de saúde são as áreas do corpo que podem ficar mais expostas ao clima frio durante passeios ao ar livre.


Com isso, é importante ficar atento aos sinais, pensando principalmente na pele e nos lábios. A pele costuma ficar seca e muito sensível no frio rigoroso, especialmente para habitantes de países tropicais, como nós.


É fundamental proteger os lábios com vaselina, batons de manteiga de cacau ou protetores labiais. Mantenha sempre a pele hidratada com cremes e também o corpo sempre aquecido.


6. Contrate um seguro-viagem

Outra orientação importante é para você não esquecer de contratar um seguro-viagem antes de sair de casa. Mesmo com todo planejamento, imprevistos acontecem e estar preparado para eles faz toda diferença.


Eai, você já ficou doente em algumas de suas viagens? Conte pra gente como foi!

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


cadastur-logo.png
bottom of page