A Tailândia é um país do Sudeste Asiático muito desejado para turismo, por causa de suas belas praias paradisíacas, a sua cultura, segurança e toda a infraestrutura para receber os seus visitantes. Além disso, o país é cheio de atrações para pessoas de todas as idades e com preços bem competitivos que cabem no bolso.
Antes de você viajar a primeira vez para um país é sempre importante se planejar e conhecer o lugar, para que você possa ter uma viagem tranquila e evitar imprevistos.
Então, nós preparamos um guia com informações e curiosidades que você precisa saber antes de viajar para a Tailândia.
- Passaporte, visto, vacina da Febre Amarela
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia, só apenas do passaporte que deve ter no mínimo 6 meses de validade e você pode permanecer no país por até 90 dias. É importante também tomar a vacina da febre amarela com 10 dias de antecedência para embarcar. (Não por risco de pegar lá, mas porque a doença ainda existe aqui.)
- Melhor época para viajar para a Tailândia
A Tailândia é um país tropical, conhecido por suas temperaturas quentes. As altas temperaturas são ótimas para aproveitar as praias paradisíacas e se refrescar nas lindas águas, mas se você preferir ficar na cidade o calor pode causar um pouco de incômodo.
O país também tem seus dias de chuva e um fenômeno chamado sistema de monções, que provoca longas secas e fortes chuvas em diferentes períodos do ano, então vale a pena se atentar a isso para escolher a época certa e a região em que você vai ficar.
- Como ir do Brasil para a Tailândia?
Não existe voo direto do Brasil x Tailândia, então será necessário você fazer ao menos uma conexão com a parada na Europa, África ou no Oriente Médio.
- Passagem e moeda local
Viajar para a Tailândia, costuma ser bem em conta dependendo da época e da companhia aérea em que você vai viajar. Além disso, a moeda, o Bath, é bastante desvalorizada em relação ao dólar e o real brasileiro.
Para se ter ideia, o câmbio de 1 dólar americano equivale a 34,10 Baht tailandês, enquanto 1 real brasileiro equivale a 7,10 Bath tailandês, mas atente-se em pesquisar novamente essa cotação para atualizar os dados quando você for viajar.
- Hotel
Como já falamos, a moeda é bem desvalorizada, então a hospedagem pode sair bem barata. Existem hotéis de 4 estrelas que chegam até R$150 e hostels onde uma cama saí por menos de R$20 por noite.
- Cultura e Religião
A cultura tailandesa pode ser bem diferente da cultura brasileira, afinal você vai estar em um País diferente e do outro lado do mundo. Lá, você vai perceber vários costumes diferentes dos costumes brasileiros, como o cumprimento com aperto de mãos e abraços. Em vez disso, comprimente sempre com o afetuoso “wai”, com as palmas das mãos juntas como em uma reza, na altura do peito e com uma leve inclinação para frente.
Lá, também existem fotos da família real espalhadas por todos os lugares do país, sendo muito respeitada por todos. O melhor é entender que você está em um país com a cultura diferente e respeitar.
A religião que predomina na Tailândia é o budismo. O país é repleto de templos que podem ser visitados por turistas, mas lembrando que são espaços sagrados e que devem ser respeitados, inclusive na vestimenta. Então, para os homens sempre cubra os ombros e os joelhos e para as mulheres, nada de blusa de alcinhas ou decotes.
Quando for entrar no templo é importante sempre tirar os sapatos e jamais toque na cabeça de alguém, porque no país os pés são considerados impuros e a cabeça é uma parte do corpo sagrada.
- Transporte
As opções mais em conta para se locomover são os Ubers ou Grab, táxis e transporte público. Existem também os Tuk-Tuk, que são transportes para turistas, mas são mais caros, então vale a pena se for em um caminho curto de um ponto para o outro.
Outra opção são os aluguéis de bicicleta, onde você pega em um lugar e pode deixar em outro ponto após seu passeio.
- Roteiro
Antes de viajar para qualquer lugar é sempre bom planejar seu roteiro e já escolher os principais lugares que você quer conhecer. Organizando os dias e horários certos para conseguir aproveitar a viagem sem perder nada.
Quando for organizar seu roteiro, escolha os lugares de acordo com o seu gosto, lembrando que, lá é um país tropical e os lugares mais visitados são as praias ou você também pode ir para conhecer mais o budismo e participar de algumas tradições da religião, como o festival Yi Peng que é a marca do fim da temporada das chuvas e as famosas monções. Nele os tailandeses homenageiam Buda e agradecem pelas chuvas que irrigaram as plantações e serão responsáveis pelo sustento do povo tailandês que vive da agricultura.
- Pontos turísticos
Bangkok, a capital da Tailândia é um dos principais pontos turísticos do país. Ela é uma grande cidade, onde abriga os grandes templos do mundo, como os Wat Pho, Grand Palace,Wat Traimi e o Wat Arun. A cidade também é ótima para passear a noite e conhecer os restaurantes, barraquinhas, joalherias e shoppings, para quem ama compras.
Já para quem prefere aproveitar as altas temperaturas, as praias paradisíacas é a melhor opção. Elas ficam localizadas na região do Sul e você pode sair da capital de avião.
As melhores praias são Krabi e Phuket, no Mar de Andaman ou Koh Sumi, que fica no Golfo da Tailândia e oferecem uma ótima infraestrutura hoteleira, além de paisagens inesquecíveis, mas se você não quiser viajar tão longe para ver o mar, vale a pena conhecer a ilha de Koh Larn ou o balneário de Hua Hin, que fica a poucas horas de Bangkok.
Outra cidade super desejada pelos turistas é a Chiang Mai. A cidade encanta aos olhos com toda a natureza preservada e atividades culturais, onde a “verdadeira Tailândia” acontece. Ela é uma ótima opção para amantes da natureza e quem gosta de paz contagiante.
Vale a pena aproveitar a oportunidade de explorar a natureza com guias e conhecer as surpresas desta natureza tão vasta. As massagens baratíssimas e as feirinhas noturnas são ótimas para aproveitar a cidade.
Há também, a Kanchanaburi, uma cidade a poucas horas de Bangkok que mistura natureza, quedas d’água paradisíacas e cachoeiras com histórias da Segunda Guerra Mundial.
E não podemos deixar de falar da cidade Sukhothai, que abriga mais de 190 ruínas que podem ser visitadas, uma ótima opção para quem gosta de passeios culturais e é fã de arqueologia.
Essas são algumas das dicas de planejamento para sua primeira viagem a Tailândia. Esperamos que tenha te ajudado a conseguir se organizar e não deixe de comentar suas experiências nesse país incrível!
댓글