top of page
whatsapp-logo-1.png

Costa Rica – Guia completo, dicas e principais destinos

  • gabrielmazuad
  • 20 de abr. de 2023
  • 9 min de leitura

Sabe o termo “Pura Vida”? Bem, há uma razão para ele se aplicar tão perfeitamente a Costa Rica. O pequeno país de pouco mais de 50 mil km² tem quase a metade do território em florestas, praias, parques e reservas nacionais que abrigam cerca 5% de toda a biodiversidade do planeta Terra!


É o lugar perfeito para os praticantes de ecoturismo que desejam se aventurar mais de 30 parques nacionais e oito reservas biológicas. Isso sem contar nas inúmeras praias banhadas, ora pelo Atlântico ora pelo Pacífico, e os vulcões ativos que ajudam a emoldurar a beleza costa riquenha.


Onde fica


A Costa Rica fica na América Central, faz fronteira ao sul com o Panamá e ao norte com a Nicaragua. É banhada pelo Oceano Atlântico (Mar do Caribe) ao leste e pelo Oceano Pacífico ao oeste.


O país é cortado por cordilheiras, conhecido por sua biodiversidade e dezenas de vulcões (muitos ativos, inclusive).


É dividido em 5 regiões: Vale Central, Puntarenas, Planícies do Norte, Guanacaste e Caribe da Costa Rica.


Quando ir


A Costa Rica é um país quente durante todo o ano, embora haja uma significativa diferença entre o clima e a temperatura nas montanhas, florestas e vulcões, daquele que o visitante encontrará nas praias.


É um país com duas estações bem definidas: a estação seca e a estação chuvosa.


A estação seca compreende os meses de novembro até abril, enquanto a estação chuvosa vai de maio até outubro.


Todavia, importante lembrar que 30% de seu território está coberto por florestas tropicais úmidas, o que significa dizer que em determinadas regiões do país as chuvas são frequentes até mesmo na estação seca, como acontece no Vale Central e Planícies do Norte.


Por outro lado, na Costa do Pacífico não é comum chuvas intensas no período seco (o que não significa que não possam acontecer). Na costa caribenha costuma chover mais.


Como Chegar


O aeroporto porta de entrada no país é o aeroporto internacional de San José, chamado Aeropuerto Juan Santamaría – SJO.


Infelizmente não existem voos diretos do Brasil, mas é possível fazer conexão no Panamá, na Colômbia, no Peru, no México ou nos EUA.


Saindo do Brasil, as opções de voo mais tradicionais são:


Avianca: com conexão em Bogotá/Colômbia ou em Lima/Peru.


Copa Airlines: com conexão na Cidade do Panamá/Panamá.


Delta: com conexão nos Estados Unidos.


Aeroméxico: com conexão na Cidade do México.


Latam: com escalas em Santiago e Lima.


Durante a pandemia pelo COVID-19, a Costa Rica foi um dos países que reabriu para turistas brasileiros e, considerando a necessidade de conexão, as melhores opções no momento são via Panamá ou México.


Documentações necessárias


Brasileiros precisam apenas de passaporte válido, com pelo menos 6 meses até a data de expiração, além do certificado internacional de vacinação atestando que o visitante está vacinado contra febre amarela.


Atualmente, com a pandemia pelo COVID19, a Costa Rica não exige que o visitante brasileiro faça teste PCR para detectar o vírus, mas exige que o viajante esteja com seguro-viagem que cubra as despesas médicas, hospitalares e acoMoeda da Costa Rica.


Moeda


A moeda da Costa Rica é o colón costarriquenho (CRC) ou “colone” em espanhol.


Atualmente um colón vale 0,0088 reais. Então, para fazer a conversão, você precisa multiplicar o valor em cólon por 0.0088.


Em outras palavras e fazendo a conta inversa, 1 real vale 114,21 cólon costarriquenho.


A dica é trocar um pouco de dólar por cólon no aeroporto e deixar o restante em dólar mesmo, se você preferir. Isso porque o dólar é amplamente aceito no país.


Todavia, para compras pequenas, principalmente em lugares mais simples ou comércio local, o ideal é ter dinheiro trocado em colón.


Se você estiver viajando de carro pela Costa Rica, também vai precisar de cólon para pagar os pedágios, mas não se preocupe que não é caro.


Depois, no decorrer da sua viagem, você pode trocar mais dólar por cólon, quando encontrar casas de câmbio com cotação melhor do que no aeroporto.


Onde ficar


A região tem muitos hotéis e pousadas com diárias que variam de US$ 40,00 a US$ 200,00. Entretanto, o país dispõe de uma rede hoteleira bem vasta, contando com resorts e hotéis familiares até pousadas mais românticas e aconchegantes para recém-casados. Você pode conferir melhores opções de lugares.


San Jose

A capital da Costa Rica tem o movimento intenso dos portos, mercados ao ar livre e uma arquitetura fascinante. San José é uma cidade pequena com shopping, restaurantes, bares, baladas e bancos. Apesar de não ser o lugar mais bonito da Costa Rica e não ter praia, vale para conhecer o estilo urbano do país.


Onde ficar em San Jose na Costa Rica


Hotéis e hostels econômicos:

  • TripOn Open House

  • Hostel Shakti

  • Finca Escalante

  • Fauna Luxury Hostel

Hotéis sofisticados:

  • Radisson Hotel San Jose

  • Hilton Garden Inn San Jose La Sabana

  • Grano de Oro Hotel

Puntarenas

Puntarenas é uma região de pura adrenalina, perfeita para explorar ao máximo os esportes náuticos e se aventurar no surfe. Afinal, a natureza se faz uma excelente companhia durante a viagem.

É uma região vasta, que se estende desde as calmas águas do Parque Manuel Antônio às ondas e tranquilidade de Santa Teresa.


O cenário natural apresenta as cachoeiras Waterfall Canopy, a Tortuga Island e praias impressionantes para aproveitar. A Praia de Jacó é uma delas, tem ótima infraestrutura turística, é a mais próxima de San José e é reconhecida pelas ondas famosas. Não deixe de passar também na Crocodile Bridge no caminho, para ver os crocodilos selvagens que moram embaixo de uma ponte da estrada.


Onde ficar na Costa Rica: Puntarenas


Hotéis e hostels econômicos:

  • Casa Zen Guesthouse & Yoga Center

  • Hotel Buddha House

  • Millenium Hostels Manuel Antonio Opens

Guanacaste

Guanacaste é a região das maravilhas naturais e selvagens da Costa Rica. Isso porque é composta por cadeias de montanhas verdes, áreas intocadas pelo homem e trilhas por vulcões e cachoeiras.


Aproveite e refresque-se nas cachoeiras, já que é a região mais quente da Costa Rica, ou tome um banho de mar na Praia de Tamarindo. A praia de mar tranquilo tem uma cidade bem estruturada, com ares de cidades litorâneas dos Estados Unidos, e tem diversas opções de restaurantes, bares e hospedagem.


Onde ficar na Costa Rica: Guanacaste


Hotéis e hostels econômicos:

  • Hostel La Botella de Leche

  • Villas Macondo

  • Coral Reef Surf Hostel and Camp

La Fortuna

Em uma vila rural, La Fortuna é conhecida por ser a casa do Vulcão Arenal, um dos cartões postais do país. O vulcão ainda ativo passou por muitas erupções ao longo da história. Inclusive, alguns turistas testemunham pequenas erupções ao visitar a cidade. Ele está entre os vulcões mais ativos do mundo e a área ao redor do parque é um verdadeiro espetáculo em exuberância de fauna e flora.


Aprecie os 70 metros de altura da Catarata de La Fortuna e relaxe nas águas termais da Fonte Termal Tabacon. Em La Fortuna, faça passeios a cavalo, arvorismo e esportes náuticos.


Onde ficar na Costa Rica: La Fortuna


Hotéis e hostels econômicos:

  • Arenal Hostel Resort

  • Chalets y Cabaña Silencio del Bosque

  • Selina La Fortuna

  • Arenal Container

Limón

Limón é o paraíso dos amantes da natureza, com reserva nativa preservada e direito a passeio de bondinho em meio à floresta. Por lá, conheça os Parques Nacionais de Cahuita e Manzanillo. Esta é uma das regiões mais natural e roots da Costa Rica, com rica diversidade de flora e fauna.


Em Limón, aprecie manguezais, planícies, florestas e praias selvagens. Além disso, em Puerto Viejo você conhece uma plantação de cacau, uma Salsa Brava, uma praia com ótimas ondas e águas quentes.


Onde ficar na Costa Rica: Limón


Hotéis e hostels econômicos:

  • Hotel Sunshine Caribe

  • Roots Family

Hotéis sofisticados:

  • Hotel Banana Azul – Adults Only

  • La Paz del Caribe

Como se locomover na Costa Rica


Alugar um carro para conhecer Costa Rica é uma boa decisão, facilita muito a locomoção e dá para aproveitar mais. Porém, as estradas são rústicas, de terra com buracos, curvas e desníveis. Por isso, tenha atenção redobrada, evite viagens noturnas e, se possível, opte por um carro 4×4.


Se o orçamento não permitir o aluguel de carro, use o transporte público. Ele pode até demorar um pouco mais, contudo tem linhas para os principais pontos turísticos.


O que fazer


São mais de 1200 km de costa litorânea para desbravar, além de parques nacionais e reservas biológicas que abrigam uma rica flora e fauna típica do país.


Alguns dos principais passeios do país estão em conhecer a cidade de Tamarindo, um dos mais estruturados polos turísticos da região – principalmente para surfistas que desejam ótimas praias – escalar o vulcão Arenal, conhecer o La Fortuna na província de Alajuela e praticar alguma aventura ecológica marinha.

Veja abaixo o que não deixar de fazer na sua viagem:


La Fortuna

La Fortuna é uma das melhores regiões para quem procura o que fazer na Costa Rica e adora aventura e contato com a natureza. Lá você vai encontrar águas termais, passear pelas lavas de um vulcão e se refrescar nas cachoeiras de cor azul celeste!


São tantas opções que podem ser até um pouco difícil escolher quais são as melhores para você, mas calma que iremos te ajudar.


Com certeza o Vulcão Arenal deve estar em primeiro lugar de sua lista e ele é um grande símbolo da região. A melhor maneira de visitá-lo é indo até o Arenal Volcano National Park onde é possível percorrer pelas trilhas que são feitas pela própria lava do vulcão.


A Catarata La Fortuna também é um lugar incrível. Possui uma queda d’água de 75 metros e é realmente impressionante. Se tiver disposição, você pode descer os 500 degraus até a base da cachoeira e tomar um banho refrescante. Só cuidado com o volume da água. Se ele estiver muito alto, infelizmente não será possível entrar na cachoeira. Essa atração é paga e custa $18 e dispõe de banheiros e chuveiros.


Playa de Tamarindo

Localizada bem no centro da cidade, é perfeita para quem quer aprender a surfar ou remar de stand up. As ondas são pequenas, facilitando a aprendizagem, e existem diversas escolas no local.


Avellanas

O acesso a essa praia a 12 km ao sul de Tamarindo é de chão batido, mas as ondas são de ótima qualidade e compensam o deslocamento. Em dias de maré seca, porém, é preciso cuidado, pois o fundo do mar tem bastante pedra e areia.


Playa Negra

Situada a 6 km ao sul de Avellanas, essa é uma das principais praias da região. As ondas são mais fortes e o fundo do oceano também é de pedra. Ou seja, onda para surfistas mais experientes.


Manuel Antônio

O Parque Manuel Antônio é o menor parque do país, mas é o mais visitado e você pode facilmente passar o dia inteiro! Com seus 683 hectares, possui as mais variadas e belas paisagens. Aqui, é possível observar vários animais como tamanduás, macacos cara brancas, bichos preguiças, guaxinins, iguanas, entre outros.


O parque funciona de terça a domingo das 7h às 16h e a entrada custa $16. Infelizmente não é permitido entrar com comida no parque, mas lá você encontra opções para comer (mas não tão baratas).


Santa Teresa

Santa Teresa fica localizada no lado oeste da Península de Nicoya e, ao mesmo tempo que ela é bem turística, possui um clima meio selvagem como se fosse um lugar ainda não explorado. Tem uma vibe relaxada e praias lindas.,


Existem várias praias no local e a principal é a Playa Santa Teresa. Por lá rolam muitas aulas de surf e yoga, além de várias pessoas relaxando e tomando sol. A 7 km de Santa Teresa você vai encontrar Mal Pais, uma vila de pescadores com praia de mesmo nome. E, entre as duas praias temos Carmen. Por lá, você encontra opções de restaurantes, mercadinhos e várias lojas.


Gastronomia

A culinária da Costa Rica é conhecida por ser saborosa e bastante suave, incluindo muitas frutas e legumes. O acompanhamento principal consiste em arroz e feijão preto, o qual, em muitos lares, é comido nas três refeições do dia não só na Costa Rica como também em outros países da América Central.


Um dos principais pratos típicos da Costa Rica é o gallo pinto, que vem com arroz, feijão preto e carne de frango com linguiça. Tudo bem temperado com pimenta! E detalhe: os costa-riquenhos têm por hábito degustar essa maravilha logo pela manhã.


Tamarindo, por exemplo, oferece diversas opções de restaurantes. Tudo vai depender do gosto e do orçamento do viajante. Um fast food sai, em média, por US$ 10,00. Já os restaurantes especializados em cozinhas italiana e japonesa, por exemplo, podem variar entre US$ 20,00 e US$ 40,00.


Dicas


Por que a Costa Rica?


Talvez te pareça estranho alguém surgir com a ideia de que a Costa Rica é um dos países mais incríveis para se conhecer… E eu entendo, pois eu sei que ainda não é um destino muito difundido entre os brasileiros.


Mas enquanto os brasileiros ainda “não descobriram a Costa Rica”, os gringos (principalmente norte-americanos e europeus) já descobriram o país há tempos, e por isso o destino é visto como um dos mais “bombásticos” na América Latina.


Na mala não pode faltar


Tênis ou bota de trilha impermeável, sapatilha para mergulho (se for entrar em cachoeiras e não quiser correr o risco de se machucar ao pisar em pedras), boné/chapéu, protetor solar, repelente, capa de chuva (se quiser se proteger de eventuais chuvas pelo caminho), roupa para banho, roupas confortáveis para fazer as caminhadas, jaqueta corta-vento e/ou impermeável (as regiões com mais altitude costumam ser frias) e, se for fazer alguma trilha em alguma floresta, invista em uma roupa própria para trilhas, assim você se protege de eventuais insetos também.


Por ser uma viagem “itinerante”, procure não levar muita coisa e repetir roupas sem neura. Imagina que desconfortável ficar se locomovendo com mala grande durante toda a viagem?


Em viagens com hospedagem “cada dia num lugar” (ou que seja a cada 2 ou 3 dias num lugar), o ideal é viajar “leve”, com pouca bagagem e looks confortáveis (na hora de fazer a mala, pense em peças que façam o estilo “esportista”).


Eai, o que achou de Costa Rica? Comente!

Comments


cadastur-logo.png

Endereço:

Av. Nove  de Julho, 3452 - Jardim Paulista

São Paulo - SP 

01406-000

Contato: +55 11 96083 4287

Empresa aderente:

ABAV-logo-FB5ACAD1C6-seeklogo.com.png

Siga-nos

  • Instagram
bottom of page