Em 2009 um museu contemporâneo monumental de arte subaquática chamada MUSA (Museu Subacuático de Arte) foi formado nas águas que abrangem Cancún, Isla Mujeres e Punta Nizuc. O projeto fundado por Jaime González Cano, diretor do Parque Nacional Marinho, Roberto Díaz Abraão, então presidente da Associação Náutica Cancun e escultor inglês Jason Taylor de Caires agora consiste em mais de 500 esculturas em tamanho real permanentes e é um dos maiores e mais ambiciosas atrações de arte artificiais subaquáticos do mundo.
O MUSA tem como objetivo demonstrar a interação entre arte e ciência ambiental e fazer parte de uma estrutura de recife para a vida marinha, com o intuito de colonizar e habitar simultaneamente a biomassa em grande escala.
Todas as esculturas são fixas ao leito do mar e feitas a partir de materiais especializados utilizados para promover a vida de coral.
Como conhecer o MUSA?
Há algumas formas de conhecer o museu, e a melhor delas depende de cada visitante.
Barco com fundo de vidro
É possível fazer uma excursão em algum dos barcos com fundo de vidro que existem por lá. A experiência não é insuficiente, ainda mais para quem vai acompanhado de crianças ou pessoas que não saibam nadar. O serviço custa em média 40 dólares.
Mergulho com cilindro
Essa talvez tenha sido a melhor forma de conhecer o museu de perto e todos os incríveis detalhes. Você pode contratar os equipamentos na ilha, que custam cerca de 65 dólares.
Mergulho com snorkel
Esta também é uma ótima opção para apreciar tudo de pertinho. Com custo zero, o mergulho com snorkel é o mais comum entre os visitantes.
Musa Punta Nizuc e Manchones
O museu é dividido em duas áreas: Punta Nizuc e Manchones.
Punta Nizuc
A área de Punta Nizuc fica próximo da zona hoteleira de Cancun, submerso a 4 metros de profundidade.
Você pode apreciar as esculturas por meio do barco com fundo de vidro ou mergulho com snorkel, sendo que o snorkel é o mais indicado.
Além disso, neste salão não é permitido o mergulho com cilindro.
Manchones
Ao contrário da área de Punta Nizuc, o indicado para conhecer o salão Manchones é por meio de mergulho com cilindro.
Isto porque as esculturas ficam numa profundidade de aproximadamente a 8 metros.
Logo, apenas com o cilindro será possível observar cada detalhe das obras, assim como, interagir com a vida marinha.
Preços e funcionamento
Horário: de acordo com a época do ano.
Valor: o valor está na média de $ 195.
Eai, o que achou desse museu subaquático? Gostaria de conhecer? Comente!
Comments