top of page

Conheça o Jujuy - A beleza de uma Argentina como você nunca viu

Atualizado: 3 de mar. de 2023


Se você está buscando viajar para destinos próximos ao Brasil e quer explorar um local rico em cultura e com belezas naturais surpreendentes, que tal saber mais sobre o norte argentino? A província de Jujuy tem uma paisagem desértica, com cadeias montanhosas em vários tons de cores, desertos de sal e vilarejos que são uma graça!


O cenário é de paisagens montanhosas intermináveis, acompanhadas de cavalos, vacas, lhamas, cactos e muito, mas muito verde espalhado. Já a trilha sonora fica por conta do canto de passarinhos, estes que parecem assoviar para comemorar tanta tranquilidade ao mesmo tempo e em um único lugar.


Clima


Se você está em dúvida sobre qual é a melhor época para visitar Jujuy, o ideal é que você vá entre março e maio, e setembro e novembro. Assim você evita o calor e as chuvas de verão e o frio e as tempestades de neve do inverno.


Assim é possível pegar boa parte dos dias ensolarados e o período com dias mais secos, o que é ideal para percorrer os trajetos entre as cidadezinhas pelas estradas sem susto e apreciar as paisagens com o melhor visual possível!


Além disso, as temperaturas moderadas ainda coincidem com as festas locais, super legais para quem quer viver a experiência do norte argentino pra valer.


Como chegar?


Decidir a melhor forma de chegar a Jujuy pode depender muito do roteiro que você planejar. Caso a sua viagem seja restrita ao norte argentino, ou se for a primeira parada de uma viagem mais longa pela América do Sul, a melhor forma de chegar é pelo aeroporto de Jujuy (JUJ) ou de Salta (SLA).


Não há voos diretos do Brasil para Jujuy. Já o aeroporto de Salta recebe voos diretos saindo de São Paulo pelas companhias Copa Airlines fazem e Aerolíneas Argentinas.


Uma vez no aeroporto, basta alugar um carro, ou pegar um táxi e ir para o seu hotel!


De Ônibus


Outra maneira é fazendo escala em Buenos Aires para depois desembarcar em Salta. Há quem saia de ônibus de Buenos Aires até Jujuy, mas é uma viagem só para os fortes, pois são cerca de 20h de estrada.


Onde se hospedar em Jujuy


Optar por uma hospedagem em Purmamarca ou Tilcara também facilita na hora de explorar alguns pontos turísticos famosos, como as Salinas Grandes e o Cerro de los Siete Colores, que estão em boa parte dos roteiros e das dicas de Jujuy. Se hospedar nesses locais também é vantajoso porque San Salvador de Jujuy é um pouquinho mais distante, enquanto Tilcara, por exemplo, fica no meio da Quebrada de Humahuaca.


Pontos turísticos


Purmamarca

Purmamarca, trata-se de uma cidadezinha que, embora pequena, vale ter um dia reservado no seu roteiro. A regra desse passeio é simplesmente não ter regra: caminhe pela cidade de coração aberto para a incrível troca cultural que você pode experimentar por lá. Aliás, uma das dicas de Jujuy é sempre ir aberto a esse intercâmbio com a cultura local. Por ser super turístico, há uma variedade de locais para artesanato e restaurantes.


Ao redor de Purmamarca está um dos principais cartões postais da região do norte argentino: o Cerro de los siete colores. A montanha, como o seu próprio nome já diz, é toda colorida.


Quebrada de Humahuaca

Também é mega recomendado explorar os vilarejos da Quebrada de Humahuaca, que além da paisagem ainda é cheia de história que até mesmo antecede os incas. Como esse local é todo cercado por várias montanhas cheias de cores, uma volta por essas cidadezinhas é um passeio e tanto.


Na Quebrada de Humahuaca, uma sugestão é parar em Maimará, de onde é possível enxergar a belíssima e colorida montanha chamada La Paleta del Pintor. Outra cidade é Humahuaca, que vale a passada por conta do seu valor histórico.


Salinas Grandes

O Norte da Argentina ainda oferece Salinas Grandes, um belíssimo deserto de sal. É impossível não lembrar das referências do Salar de Uyuni, na Bolívia. Em Jujuy há uma versão mais modesta, porém uma excelente opção para quem quer se perder em meio a uma paisagem deslumbrante. A crosta de sal que forma Salinas Grandes soma 12 mil metros quadrados e é cortada pela Rota 52, que liga a Argentina ao Deserto do Atacama.


O caminho traz consigo vicunhas, lhamas e outros animais típicos dos Andes. Há, também, um rio de água doce escondido na parte de baixo, a 60 metros do chão. Quem quer desfrutar de uma paisagem cultural e ancestral que conta com mais de 10 mil anos, vale a pena separar um dia para visitar as Salinas dos hermanos.


Hotéis em Jujuy


Mesmo sendo considerado um pequeno povoado, o Norte da Argentina conta com belezas naturais que atraem muitos turistas para a região. Conscientes desta demanda, há uma estrutura legal para receber estas pessoas. Há hotéis para todos os gostos e bolsos. A média de valor para um quarto duplo com café da manhã é de R$ 250, podendo ficar mais barato ou mais caro dependendo do período.


Uma alternativa de economia é se hospedar em hostels, que são facilmente encontrados nas regiões centrais. Eles oferecem uma estrutura um pouco mais simples, porém contam com o necessário para aqueles que tem um espírito mais aventureiro. Mesmo assim, é importante realizar a sua reserva previamente.


O que comer?


Vai ser muito legal se você conseguir provar alguns dos pratos típicos encontrados em Jujuy. Eles vão de carne de cordeiro e trutas com limão a carne de lhama, além de muitos vinhos e cervejas artesanais.


Dicas

  • Leve sempre consigo garrafinhas de água, cremes hidratantes, óculos de sol e protetor solar.

  • Não deixe de provar o chá de folha de coca, consumido por muitos jujeños. Dizem que é bom para melhorar a circulação sanguínea. Além disso, muita gente costuma mastigar as folhas para prevenir o mal da altitude.

  • Algumas regiões não contam com cobertura telefônica, então consulte sua operadora antes de viajar para não contratar à toa roaming internacional, que normalmente têm um preço salgadinho, e não poder usufruir do serviço.

  • Vale a pena lembrar que não é necessário visto para entrar na Argentina – apenas de um passaporte válido ou documento de identidade recente com foto.

Eai, já viajou para JuJuy? Comente sua experiência!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


cadastur-logo.png
bottom of page