top of page

Conheça as praias nacionais que recebem certificado ambiental Bandeira Azul


O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e avalia as regiões em quatro temas: qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança. Esses pré-requisitos devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente para que o hasteamento simbólico da Bandeira Azul atinja um dos seus principais objetivos, que é elevar o grau de conscientização da sociedade.


O número de locais reconhecidos pelo programa representa um aumento de 42% em relação à edição anterior, quando o Brasil teve 28 locais certificados. Com mais 9 praias e 5 marinhas, o país já soma 40 locais certificados e Santa Catarina é o estado que abriga a maioria delas!


Antes do reconhecimento internacional, as praias e marinas passaram por avaliação de júri nacional, composto entre outros órgãos pelo Ministério do Turismo.


Quais locais nacionais entraram para a lista:


Lagoa do Peri, Florianópolis – Santa Catarina

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. É berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul.


Praia de Itaúna, Saquarema – Rio de Janeiro

A dois quilômetros do Centro e com ondas que chegam a três metros, é considerada uma das melhores praias do país para a prática do surf. Também é frequentada pelos adeptos do body board. Ao Norte, abriga uma reserva de mata Atlântica e é mais deserta. É uma praia que tem algumas pedras no início que cortam um pouco a força do mar permitindo que crianças brinquem em ondas menores. Do alto das pedras podemos pescar pois fica ao lado da entrada da lagoa de saquarema. Além do mais tem um belo pôr-do-sol com uma boa vista da Igrejinha de Saquarema.


Praia do Cerro, Barra Velha – Santa Catarina

Localizada no bairro de Itajuba, a Praia do Cerro está a aproximadamente dez quilômetros de distância da região central. Esta é a última praia de Barra Velha, já na divisa com a cidade de Piçarras.


O destaque da Praia do Cerro é sua larga faixa de areia que se estende por aproximadamente dois quilômetros e é praticamente toda margeada pela vegetação de restinga. Por sua vez, as águas do mar são claras e próprias para banho, a areia é fofa e com presença de conchas. Nesta região, o mar é aberto e por isso mais agitado, fazendo com que seja propício para a prática do surfe.


Praia do Sol, Barra Velha – Santa Catarina

A denominação desta praia, situada antes do Costão das Pedras Brancas e Negras, veio dos surfistas, que frequentemente a utilizam para seu surf-treino e performances. Além desse esporte, a praia é também procurada pelos banhistas em virtude de seu visual; o entardecer ali é deslumbrante.


Praia do Forno, Armação de Búzios – Rio de Janeiro

A Praia do Forno, por exemplo, caracteriza-se pelo aspecto isolado e torna-se uma atração excelente aos viajantes que amam aqueles espaços naturais “longe de tudo”. Areias vermelhas e grossas, águas claras e tranquilas — ideal para a prática de snorkel — e o conjunto de rochas e vegetação do entorno, são nuances naturais para lá de convidativas.


Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – Santa Catarina

A Praia de Taquaras fica a 12 km do centro de Balneário Camboriú. Talvez seja essa distância que torne a praia uma das mais limpas da cidade. Essa é a escolha ideal para quem busca tranquilidade e paz. Não há edificações em volta da praia, somente vegetação nativa, o que a torna um ambiente muito agradável. Atenção com as crianças, pois o mar por lá não é calmo.


Praia do Cumbuco, Caucaia, Ceará

A Praia de Cumbuco está em um vilarejo calmo, com boa estrutura para passar o dia, onde se encontram alguns restaurantes e mar calminho. A praia é extensa, tem areia firme e bastantes pedrinhas próxima da água. Um diferencial dessa praia é que a partir dela é oferecido um passeio de buggy ou quadriciclo pelas redondezas, que tem a opção de ser "com ou sem emoção".


Praia Grande, São Francisco do Sul – Santa Catarina

Fica entre a Prainha e Barra do Sul, à 22 km do centro da cidade. Ela surpreende pela formação de dunas e pelo mar bem aberto, ideal para banho e pesca! Também é muito escolhida por surfistas, com ótimas ondas em toda a sua extensão. Leva, ainda, o título de praia mais preservada da Ilha – talvez isso de deva ao fato de que costuma ser pouco frequentada.


Praia Grande e do Ervino, em São Francisco do Sul – Santa Catarina

Possui cerca de 6 km de extensão, sendo localizada entre a Praia Grande e o Canal do Linguado. Possui grande parte de sua natureza e paisagem selvagem apesar de, nos últimos anos, ter tido um desenvolvimento urbano acelerado. É ideal para turistas em busca de sossego e que procuram contemplar a natureza, longe da agitação das outras praias.


Eai, qual praia você conhece que precisa entrar nessa lista? Comente!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


cadastur-logo.png
bottom of page