top of page

Conheça as Cachoeiras Secretas de Foz do Iguaçu

Atualizado: 3 de mar. de 2023


Belíssimas e imponentes, as Cataratas do Iguaçu têm a atenção de turistas do mundo inteiro. O que nem todo mundo sabe é que Foz do Iguaçu também abriga outras dezenas de quedas d’água – nem tão exuberantes e famosas, mas belas e charmosamente escondidas: as Cachoeiras Secretas. Além de lindas, nelas dá para curtir um delicioso banho de cachoeira, algo impossível nas cataratas.


Natureza e segurança

Foz do Iguaçu é uma cidade cercada de belezas naturais, com riqueza ímpar da sua fauna e flora. É comum encontrar fundos de vale que dividem bairros, rios e córregos no município, e mata fechada em trechos urbanos. Sem esquecer, é claro, que parte do Parque Nacional do Iguaçu fica no destino.


Apesar das inúmeras opções, não é tão simples conseguir conhecer os segredos e os melhores lugares de acesso aos cantinhos mais verdes e belos da fronteira. Em alguns casos, se aventurar pelas trilhas sozinho é possível, mas pode ser arriscado, pois a pessoa pode se perder ou se machucar.


Por isso, recomendamos que você faça este passeio com guias especializados, que conhecem muito bem a região e vão te levar ao lugar certo com segurança. Além de guiar você durante o trekking, os profissionais são socorristas e carregam um kit para possíveis emergências.


O passeio

A princípio, a impressão é que você vai entrar em um sítio, até que os trechos de mata fechada começam a aparecer.


O caminho pode ser um pouco estreito, e em alguns momentos é necessário descer barrancos e alguns degraus. Por isso, todos os trechos íngremes ou com acesso mais difícil têm cordas de segurança para apoio. Ao longo do caminho é possível notar o cuidado dos responsáveis para manter o acesso à trilha.


Logo nos primeiros minutos dá para ouvir o som das águas em meio à mata e, na sequência, se deparar com a bela paisagem do Rio Iguaçu. O lugar é ótimo para fazer fotos e apreciar a natureza.


As Cachoeiras

Há, três cachoeiras. A primeira que você deve encontrar é a chamada de Irmã Maior, justamente por ter a maior queda dentre as três da propriedade, a beleza dela surpreende. Para deixar o lugar ainda mais acolhedor, algumas plaquinhas com mensagens colorem a paisagem.


Dali para frente o trajeto fica um pouco mais difícil, mas é possível seguindo as instruções do guia e segurando nas cordas de apoio. O trecho mais íngreme e difícil é o da segunda e última cachoeira da trilha, onde é preciso ter cuidado para as pedras não escorregarem.


Trilha Olha a onça!

Logo após, se banhar nas cachoeiras, você irá conhecer a Trilha da Onça, localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu e de acesso livre ao público.


Logo no início do parque á um aviso do projeto Onças do Iguaçu, responsável por monitorar as onças-pintadas que vivem no parque – um dos últimos refúgios da espécie na Mata Atlântica.


O cartaz com uma faixa de interdição avisa que é proibido ultrapassar aquela indicação. A medida foi adotada por segurança, devido à circulação de grandes felinos no local. Então, sim, você pode encontrar uma onça-pintada naquela área, mas é bem incomum de acontecer.


Lá, você também pode encontrar as cachoeiras dos Macaquinhos e à Cachoeira da Cutia – ambas mais conhecidas por moradores de Foz do Iguaçu e região, além de ser mais movimentada por ter acesso fácil.


Também com trecho íngremes, em alguns pontos, é necessário usar cordas para andar pela trilha. No fim, todo esforço vale a pena, pois as duas cachoeiras são realmente maravilhosas.


Dicas

  • Sempre prestar atenção nas instruções dos guias

  • Levar repelente

  • Usar roupas confortáveis e que possam ser molhadas

  • Usar sapatos que ficam firmes nos pés e que não tenham sola lisa

  • Levar água e lanche

  • Não use joias valiosas que podem ser perdidas ou danificadas

Eai, teria coragem de ir conhecer as cachoeiras secretas de Foz do Iguaçu? Comente!



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


cadastur-logo.png
bottom of page