top of page

Conheça a Rota das Emoções – Como ir, o que fazer, roteiro e muito mais...

Atualizado: 3 de mar. de 2023


O paraíso brasileiro tem nome e você pode conhecê-lo. A Rota das Emoções abrange parte do litoral nordestino que inclui os estados do Ceará, Maranhão e Piauí, com muitas belezas naturais e atrações para vários dias de passeio.


O roteiro da Rota das Emoções contempla paradas em três cartões-postais brasileiros como Jericoacoara, no litoral cearense, Delta do Parnaíba, no Piauí, e Lençóis Maranhenses, além de outros lugares lindos.


A seguir, vamos ver mais detalhes sobre a Rota das Emoções, como ir, o que fazer, qual o melhor roteiro e melhor época para viajar.


O que é a Rota das Emoções?

A Rotas das Emoções é um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. A duração do passeio todo e até mesmo a rota são super variáveis. Até mesmo o ponto de partida é maleável, sendo possível começar a viagem por São Luís, no Maranhão ou por Fortaleza, no Ceará.


Quantos tempo demora para fazer a Rota das Emoções?


Se acrescentarmos Fortaleza e São Luís no roteiro, temos aí 16 cidades para visitar na Rota das Emoções. E a grande pergunta é: quantos dias são necessários para fazer a rota?


Como acabamos de ver, não há um roteiro certo e cada turista vai escolher aonde ir e onde parar – e, claro, quantos dias percorrer no total da Rota das Emoções.


Uma coisa é certa: essa não é uma viagem para menos de uma semana. Quem escolhe fazer a Rota das Emoções em cinco dias, por exemplo, tem de saber que não vai conseguir aproveitar todas as atrações e aproveitar os cenários que merecem uma pausa – além disso, vai ser bem cansativo.


Para quem tem mais tempo e quer fazer tudo com calma, 15 dias é mais do que suficiente e com tempo de sobra para ver e aproveitar tudo – mas há roteiros bastante indicados também para 8 ou 10 dias.


Melhor época para ir conhecer a Rota das Emoções


O melhor mês para fazer a Rota das Emoções é em agosto. Mas o percurso pode ser feito em qualquer período do ano. Para escolher qual é a época mais ideal para a sua viagem, considere os passeios que você quer fazer.


Para conhecer os Lençóis Maranhenses cheios de água e aproveitar ao máximo o local, faça a rota durante os meses de julho e agosto. As chuvas do primeiro semestre enchem os lagos, e a partir do meio do ano começam a dar trégua – o tempo perfeito para dias de sol e céu aberto.

Se você quer mesmo se jogar no kitesurf, o ideal é visitar a região na segunda metade do ano, se estendendo de agosto a dezembro – quando os ventos são mais fortes e perfeitos para o esporte.


Se você quer ver aquele pôr do sol incrível, alinhado perfeitamente com o buraco da Pedra Furada, em Jericoacoara, precisa ir em agosto para prestigiar o momento. O fenômeno só acontece nesse mês!


Como chegar ao local da Rota no Nordeste?


Se você mora longe do Nordeste, é uma boa opção pegar um voo para chegar ao seu primeiro destino da Rota das Emoções. Você pode descer no aeroporto de São Luís, no Maranhão, ou em Fortaleza, Ceará.


Outra opção é ir de carro até lá – uma boa alternativa para quem já mora nessa região do país. Se você é do Sudeste, sul, centro-oeste ou outros cantos do Brasil, é melhor optar pelo avião mesmo, pois a viagem de carro até lá ficaria longa demais (a não ser, é claro, que você goste muito de Road trips).

Você também pode ir de ônibus até o Ceará ou Maranhão. Mas, de novo, dependendo do seu local de partida, vale a pena considerar se realmente é vantagem ir por terra.


Roteiro e cidades da Rota das Emoções


Como nossa ideia não é elaborar nenhum roteiro fixo, vamos mostrar a seguir as principais cidades que fazem parte da Rota das Emoções e algumas sugestões de hospedagens.


Diante disso, você vai poder analisar quais municípios conhecer e quantos dias reservar para a viagem, escolhendo também onde pernoitar.


Se você já conhece os Lençóis Maranhenses, por exemplo, pode iniciar a viagem em Jericoacoara e terminar em Parnaíba, onde também há um aeroporto. Como já dissemos, o roteiro é todo seu – e o bom da Rota das Emoções é esse: você pode ir quantas vezes quiser e montar um percurso diferente em cada viagem, conhecendo novos lugares e apreciando diferentes paisagens!


Cidades visitadas na Rota das Emoções pelo sentido Maranhão – Ceará:

  • Maranhão: São Luís – Barreirinhas – Tutoia

  • Piauí: Ilha Grande (Lençóis Piauienses) – Delta do Parnaíba – Barra Grande

  • Ceará: Barroquinha – Camocim – Mangue Seco – Jericoacoara

Rota das Emoções – Maranhão

Quem começa a Rota das Emoções pelo Maranhão tem seu ponto de partida em São Luís, a capital.


Ao chegar, uma boa ideia é explorar o Centro Histórico da cidade, que tem um acervo arquitetônico de mais de 4 mil prédios antigos decorados com azulejos portugueses.


Depois de conhecer São Luís, é hora de se deslocar a Barreirinhas, que é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. É a melhor cidade para fazer base, por ser a que tem melhor estrutura.


Em Barreirinhas, aproveite para fazer um passeio de barco pelo Rio Preguiça e conhecer um pouco do trabalho das artesãs maranhenses, que fazem diversos itens com a fibra do buriti, uma árvore da região. É uma boa hora para comprar lembrancinhas, inclusive.


Você também pode conhecer os Lençóis a partir de Atins ou Santo Amaro, porém são opções mais rústicas e simples.


Depois, siga para o pequeno município de Tutóia, na microrregião do Baixo Parnaíba. Essa cidade é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, e onde você vai ver belezas naturais aos montes, como os Pequenos Lençóis.


Rota das Emoções – Piauí

Após Tutoia, chegou a vez de conhecer as maravilhas do estado do Piauí.


A chegada ao estado é por Ilha Grande, onde você vai conhecer os Lençóis Piauienses e fazer o passeio para observar a revoada dos guarás – um passarinho curioso, super vermelho, que adquire essa cor de tanto comer caranguejos ricos em uma substância que confere essa coloração.


Depois, se desloque até a Parnaíba, onde uma noite de sono será bem-vinda. No outro dia, logo cedo, o passeio do Delta é o grande destaque, com visita a Lagoa do Portinho, passeio na Trilha das Emoções e pelo litoral de Luís Correia, com a Praia do Itaqui, Praia do Macapá, e visita à Árvore Penteada.


Finalizando o estado do Piauí, é hora de conhecer Barra Grande. É o destino preferido dos adeptos do kitesurfe. Aproveite também para explorar a cidade.


Rota das Emoções – Ceará

Chegando em território cearense, você vai passar por Barroquinha – onde está a Praia de Curimãs – e parar em Chaval. Mais tarde, o deslocamento se dá até Camocim, onde será a hospedagem da primeira noite no estado. Aproveite para fazer um tour pelas praias e lagos da cidade no dia seguinte.


Ainda em Camocim, não deixe de conhecer a Barra dos Remédios e a Lagoa Encantada. Depois já é hora de seguir para Jeri, ainda à tarde, com uma parada para conhecer o Mangue Seco antes.


Já em Jericoacoara, curta um pôr do sol divido na Duna, o melhor lugar do Ceará para assistir esse espetáculo da natureza. Se for em agosto, você pode contemplar o crepúsculo bem no meio do buraco da Pedra Furada, pois é quando o sol se alinha com a pedra.


E então, para fechar esse roteiro incrível da Rota das Emoções, conheça algumas das lagoas mais famosas do Ceará, como a Lagoa Azul, a Lagoa do Paraíso e o Buraco Azul, que tem fotos super populares no insta. Durma mais uma noite em Jeri, e finalize a viagem em Fortaleza no outro dia.


Dicas para a Rota das Emoções


Para aproveitar ao máximo sua viagem à Rota das Emoções, temos algumas dicas:

  • Leve boné ou chapéu, óculos de sol e passe muito protetor solar. Como lá venta bastante, e você nem sente o sol queimar – e por isso o cuidado deve ser redobrado

  • Cuide do meio ambiente. Grande parte dos lugares visitados na Rota das Emoções são áreas de proteção ambiental, e é nosso dever, como visitantes, sermos educados e ajudar a preservar a natureza

  • Ceará, Piauí e Maranhão são estados bem quentes, então vale a pena deixar sua mala mais leve e carregar só roupas fresquinhas

  • Nem se preocupe com trajes mais finos. Na Rota das Emoções os ambientes são bem rústicos e naturais, e até para jantar à noite as pessoas saem bem tranquilas. Faça como eles!

Eai, gostaria de conhecer a Rota das Emoções? Comente!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


cadastur-logo.png
bottom of page