Já imaginou o que acontece com as malas esquecidas ou perdidas nos aeroportos? Se você sempre desconfiou que alguém lucrava com o conteúdo delas, suas suspeitas estavam corretas! Nos EUA existe uma loja especializada na venda de artigos das bagagens extraviadas, que não chegaram até a esteira para serem recolhidas pelos donos.
A Unclaimed Baggage (“Bagagem não Reclamada”, em tradução livre) existe há mais de 50 anos e é a única loja do tipo no mundo. Ela fica na pequena cidade de Scottsboro, no Alabama, mas também comercializa os artigos on-line pelo site unclaimedbaggage.com.
De onde vêm as bolsas?
Os passageiros das companhias aéreas que esperam por suas malas na chegada têm quase certeza de vê-los no topo do carrossel de malas. Isso porque as companhias aéreas usam tecnologia de rastreamento sofisticada para reunir mais de 99,5% das malas com seus proprietários imediatamente.
Se uma mala for realmente perdida, as companhias aéreas pagam uma indenização ao passageiro. É somente após uma extensa busca de três meses que uma mala não reclamada é considerada verdadeiramente órfã, um destino realizado por menos de 0,03% de toda a bagagem despachada!
O que acontece com o conteúdo das malas?
Segundo a empresa, todos os itens não reclamados podem ser vendidos, mas só depois que passam por um rigoroso processo de prontidão e todos os dados pessoais são apagados. O que não pode ser aproveitado vai para a reciclagem.
Lá é possível encontrar eletrônicos, perfumes, bolsas, sapatos, roupas, acessórios de viagem e muitos outros itens por preços bem camaradas. Itens valiosos ou de marcas famosas podem ser adquiridos pela metade do preço de mercado – o único inconveniente em relação às roupas e os calçados é que as peças são únicas e por isso não há variedade de tamanhos como em uma loja comum.
Como as pessoas costumam levar seus itens preferidos, artigos novos ou até fazer compras durante as viagens, aparece muita coisa interessante e até com etiqueta. A maioria são roupas e calçados, mas os funcionários nunca sabem quais surpresas os aguardam quando uma bagagem abandonada é aberta.
Entre os itens mais estranhos encontrados aos longos dos anos estavam um traje de incêndio, uma máscara funerária egípcia, um bastão de curandeiro adornado com uma cabeça encolhida e uma mala “recheada” com uma cascavel viva!
Os produtos que não são vendidos, depois de um tempo, acabam doados para instituições de caridade.
É seguro?
Vale destacar que o negócio é totalmente legal e que a loja não vende artigos roubados. Ela só recebe bagagens que ficaram perdidas nos aeroportos dos EUA por mais de 90 dias, sem serem procuradas pelos passageiros.
A Unclaimed Baggage compra as bagagens não procuradas das principais companhias aéreas dos EUA e de outras transportadoras locais. Os funcionários separam o conteúdo e a empresa vende parte dos itens. As próprias malas vazias também são colocadas à venda.
Eai, o que você acha desse tipo de loja? Algumas de suas malas já foram extraviadas? Comente!
Komentarze