As comidas típicas do Nordeste sem dúvida figuram entre as melhores do Brasil. A gastronomia costuma ser inesquecível por diversos motivos, entre eles os temperos marcantes e a experiência única para quem prova. Pensando nisso, preparamos a seguir uma lista com os pratos que você precisa experimentar em sua próxima viagem ao Nordeste do nosso país!
A região nordeste é formada pelos seguintes estados brasileiros: Sergipe (SE), Ceará (CE), Paraíba (PB), Alagoas (AL), Rio Grande do Norte (RN), Pernambuco (PE), Maranhão (MA), Bahia (BA) e Piauí (PI). Confira algumas das principais comidas que você vai encontrar quando visitar esses lugares:
1. Panelada
Prato típico do Nordeste, a panelada é um combinado de partes bovinas, bem temperadas e combinadas com farinha. É reproduzido nas diversas regiões do país, como o nome de caldeirada e até de dobradinha. São diversos os ingredientes complementares e os modos de preparo.
2. Cuscuz
Cuscuz é um prato berbere originário do Magrebe (região do noroeste do continente africano). Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, quando a sêmola é amassada à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor numa cuscuzeira e servidos com um molho que pode ter sido feito na parte inferior da cuscuzeira.
3. Baião de Dois
Baião de dois é um prato típico da região Nordeste e partes da região Norte do Brasil, como Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se queijo coalho. Não se adiciona carne-seca no Ceará.
4. Buchada de Bode
Em todo o Nordeste, a buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diâmetro), feitas com o próprio estômago do animal. No Nordeste, mais rigorosamente, a buchada leva apenas as chamadas vísceras brancas — as tripas e as outras partes do estômago que não foram utilizadas para fazer as bolsas. As vísceras vermelhas, como o coração, rins, pulmões, fígado e o baço (preparo à passarinha), compõem um prato diferente, o sarrabulho ou sarapatel, dependendo da espécie de animal.
5. Vatapá
O vatapá é um creme feito com farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim, pão, azeite de dendê e camarão. Ele as vezes é servido com arroz ou também pode combinar como recheio para o Acarajé.
6. Acarajé
O acarajé é uma especialidade gastronômica das culinárias africana e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. No continente africano é conhecido como akara, e especificamente no norte da Nigéria é também chamado de kosai.
7. Moqueca
A moqueca é um cozido de peixe, encontrado especialmente nos estados da Bahia, Pará, Amazonas e Espírito Santo, com variações regionais significativas. Em geral, a moqueca é um prato preparado em uma panela de barro e consiste em peixe cozinho (pode ser cação) com outros frutos do mar como camarão, além de temperos. Entre eles, está o leite de coco e o azeite de dendê. Uma boa ideia é combinar com o pirão, que é feito com o caldo do cozimento do peixe misturado com farinha de mandioca.
8. Paçoca de carne
A paçoca de carne seca é um prato que se encontra em quase todo o Brasil, herança da tradição alimentar dos índios, que tinham como base da alimentação a mandioca. Este prato é ainda hoje quase igual ao original, que consistia em uma farofa feita com carne ou peixe socados com farinha de mandioca.
9. Carne de sol
A carne de sol é ligeiramente salgada e, depois, colocada para secar e desidratar em local coberto e ventilado. O processo de secagem é rápido e o interior da carne fica úmido e macio. Já a carne-seca leva mais sal e é empilhada em locais secos para sua desidratação.
10. Caruru
O caruru é um cozido de quiabos ou carurus que costuma ser servido acompanhado de acarajé ou abará, de pedaços de carne, frango ou peixe, de camarões secos, de azeite de dendê e de pimenta.
Eai, quais comidas típicas do Nordeste você já experimentou? Comente!
Comentarios