top of page

Beco do Batman: O que fazer, dicas e informações


O Beco do Batman é uma travessa localizada na Vila Madalena, um bairro boêmio da zona oeste da cidade de São Paulo que atrai milhares de turistas, principalmente estrangeiros por ser um bairro super instagramavel, com suas cores do grafite e desenhos que se estendem por pequenas ruas.


Mas o Beco do Batman é muito mais do que só tirar fotos! Por ser um bairro boêmio, existe muitas atrações e passeios legais que você pode fazer, confira!


Como surgiu o Beco do Batman

O homem morcego, que em 2019 completou 80 anos, apareceu desenhado nas paredes deste beco na Vila Madalena na década de 1980. O super-herói atraiu a atenção de estudantes de arte que começaram a colorir os muros da região com desenhos cubistas e psicodélicos.


Hoje o desenho original não é mais avistado no local já que Beco está em constante mutação com novas pinturas sendo realizadas frequentemente. Os desenhos atuais são feitos por diversos artistas e não seguem nenhum padrão, mas o Batman, que dá o nome ao local, tem grande destaque.


Onde fica?


O famoso Beco fica no coração do bairro boêmio da Vila Madalena, na Zona Oeste da capital paulista, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia. Também é possível acessá-lo pela Rua Gonçalo Afonso.


Como chegar ao Beco do Batman


Metrô


A melhor maneira de chegar ao Beco do Batman, apesar de não estar muito próximo, é de metrô. As estações Vila Madalena (Linha Verde) e Fradique Coutinho (Linha Amarela) são as mais próximas, cerca de 1,5 km.


Uma caminhada das estações até o Beco leva cerca de 20 minutos. Da Vila Madalena até lá é só descida, difícil é a volta morro acima. Já dá Fradique o caminho é mais plano. Veja o mapa completo das linhas de metrô e trem de São Paulo.


Ônibus


Há algumas linhas de ônibus que passam próximo ao Beco. O melhor é buscar ônibus que desça a Rua Cardeal Arcoverde, há linhas que vêm direto da região da Avenida Paulista. Da Cardeal até o Beco é só atravessar o Cemitério São Paulo, infelizmente vele alertar, é mais seguro cruzar pela Rua Horácio Lane do que por dentro do Cemitério. Para conhecer os itinerários dos ônibus consulte a SpTrans.


Quando ir ao Beco do Batman


O Beco do Batman é uma área pública e pode ser visitado a qualquer horário e dia da semana. Para quem quer tirar boas fotos e conhecer tranquilamente o local, o melhor é ir pelas manhãs durante os dias úteis da semana. Mas se você busca agito, a sua pedida é o fim de semana principalmente à tarde.


Evite dias propensos às chuvas fortes/tempestades. Há registros de alagamentos na Rua Harmonia.


O que fazer no Beco do Batman


Museu e galeria de arte a céu aberto, o Beco do Batman é um local para caminhar com calma e apreciar os grafites dos muros.


Por isso, a melhor coisa para se fazer entre as vielas, é um passeio sem pressa, com paradas para fotos e análise e reflexão dos murais coloridos.


Aliás, uma particularidade bacana do Beco do Batman é que os grafites são constantemente reformados: os artistas conversam entre si e criam artes por cima das anteriores.


Tire fotos

Como mencionei, o Beco do Batman muda constantemente, com novas artes praticamente todas as semanas.


Por isso, eternize as memórias de sua visita e tire muitas fotos, porque certamente, na sua visita seguinte, o que você viu antes não estará mais lá.


Conheça as feirinhas de artesanato

Caso vá ao Beco do Batman aos finais de semana durante a tarde, faça uma parada nas feirinhas de artesanato e conheça o trabalho dos artesãos locais.


Se você não for de São Paulo, garanta sua lembrancinha e recordação de viagem – e ainda irá ajudar um artista!


Grafite de Asas

O Grafite de Asas é uma das, senão, a mais famosa, pintura do Beco do Batman!


Pelo acesso da rua Harmonia, no número 150, há um mural com asas coloridas, com espaço para o visitante se posicionar entre elas e bater aquela foto. No topo há uma auréola, tornando o resultado ainda mais bonito.


E por causa de sua fama, é um ponto bem badalado e com filas enormes aos finais de semana, vá preparado para ficar um tempão em pé esperando. Mas vale a pena; é lindo demais!


Galerias de arte próximas ao Beco do Batman


São Paulo é uma cidade com muitos museus, sendo até mesmo considerada por muitos a capital cultural do Brasil.


Então, na sua visita às ruelas coloridas da Vila Madalena, aproveite e conheça as galerias de arte próximas, como:


A7ma: localizada na Rua Medeiros de Albuquerque, é uma galeria de arte variada e interessante, com vários estilos.


Alma de Rua: na rua Gonçalo Afonso, é famosa pelos grafites na fachada que viraram points para fotos. Você pode entrar e conferir mais obras de arte de artistas nacionais, além de comprá-las.


ZIV: na Rua Harmonia, museu com exposições temporárias dos mais diferentes estilos, restaurante e loja.


Onde comer e beber

A Vila Madalena é um bairro muito movimentado o dia inteiro, com diversas opções de restaurantes e bares. À noite, principalmente, fica bem mais badalado e os pubs lotam.


O Olívio Bar, por exemplo, é um dos bares diferentes para ir em São Paulo e está pertinho da Vila Madalena. Aqui, os drinks são autorais e servidos de maneira exótica. Por exemplo, você pode tomar uma bebida na cabeça do Trump!


Também tem o restaurante e bar da ZIV Galeria, que serve sanduíches, drinks e petiscos, com mesas com vista para os murais coloridos do Beco do Batman.


Outro destaque é o Bar Genésio, com pratos maravilhosos, massas e drinks.


Eai, o que achou do famoso Beco do Batman? Já fez um passeio por lá? Comente!

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


cadastur-logo.png
bottom of page