top of page
whatsapp-logo-1.png

Bali: Guia completo – roteiro, dicas e informações

  • gabrielmazuad
  • 5 de abr. de 2023
  • 7 min de leitura

Bali é uma ilha da Indonésia conhecida por suas montanhas vulcânicas repletas de florestas, seus arrozais, suas praias e seus recifes de corais.


A ilha abriga locais religiosos, como o templo Uluwatu, localizado na beira de um penhasco. Ao Sul, a cidade litorânea de Kuta tem bares animados, enquanto Seminyak, Sanur e Nusa Dua são cidades turísticas bastante procuradas. A ilha também é conhecida por seus retiros de ioga e meditação.


Quando ir a Bali


Bali é um lugar extremamente turístico e que tem alguns segredinhos para ser aproveitado ao máximo. A ilha tem temperatura média anual de 27ºC, ou seja, prepare-se para calor o ano todo! Por estar localizada no hemisfério sul, as estações são iguais às do Brasil.


Quanto à temperatura, não faz muita diferença ser verão ou inverno na ilha e realmente faz muito calor o ano todo! No verão, é normal que a temperatura esteja acima dos 30 graus e no inverno, pode fazer 22 graus, mas, no geral, não vai abaixo disso.


As chuvas acontecem com maior frequência durante o verão (dezembro, janeiro, fevereiro e março) e os meses mais secos são julho, agosto e setembro. Julho e agosto são período de alta temporada, assim como datas comemorativas, como Natal e ano novo, então espere encontrar uma quantidade maior de pessoas na ilha se viajar nesses períodos, assim como tarifas mais altas nos hotéis. Para evitar a grande quantidade de turistas que desembarca em Bali nas férias, uma boa tática é viajar em meses como maio, junho e setembro, que não têm muitas chuvas e têm bons preços.


Como chegar a Bali


Bali é uma das centenas de ilhas da Indonésia e possui um aeroporto internacional próprio, que facilita muito a chegada de turistas. Para quem está no Brasil, a melhor forma de chegar na ilha é de avião, claro. É necessário ao menos um dia de viagem para chegar a Bali a partir do Brasil, mas esse tempo varia de acordo com a companhia aérea que será utilizada ao longo do trajeto e do(s) lugar(es) onde ela fará sua(s) conexão(ões).


Saindo do Aeroporto de São Paulo (Guarulhos), é possível voar com a Emirates (via Dubai) e Qatar (via Doha) fazendo apenas uma conexão. Outras alternativas são voar com companhias como a KLM, AirFrance, Turkish e Lufthansa que, em conjunto com suas companhias parceiras, realizam o trajeto com duas conexões.


Onde ficar em Bali


Bali, como você já deve saber, é uma ilha grande e, portanto, oferece áreas completamente diferentes para hospedagem. Antes de escolher o hotel onde irá ficar, tente entender primeiro qual a região que se encaixa melhor nos seus planos e nos seus interesses. Além disso, é importante saber que é comum que os visitantes se hospedem em mais de um hotel e em diferentes áreas ao longo da viagem, porque dessa forma conseguem evitar um longo tempo nos deslocamentos e ter experiências diferentes na mesma viagem. Alguns deles são:


Sri Ratih Cottages, CHSE Certified

Situado em meio a uma área verde, o Sri Ratih Cottages, CHSE Certified oferece quartos charmosos em estilo balinês, piscina paisagística ao ar livre e um restaurante de especialidades indonésias.


O Sri Ratih Ubud Cottages fica a 15 minutos a pé do bairro artístico de Ubud e dos campos de arroz de Penestanan. Está situado a 10 minutos do centro de Ubud.


Natya Resort Ubud

Este resort de luxo, rodeado por florestas e campos, fica a 9 km da Floresta de Macacos de Ubud, a 6 km das apresentações de dança balinesa no Palácio de Ubud e a 43 km do Aeroporto Internacional de Nostrah Rai.


As casas de campo refinadas de um e dois andares contam com Wi-Fi gratuito, TV com tela plana, DVD player e frigobar, bem como piscina privativa com solário ao ar livre. Serviço de quarto disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Amnaya Resort Kuta

Equipado com um restaurante à la carte, o Amnaya Resort Kuta oferece acomodações confortáveis com Wi-Fi gratuito no quarto, em Kuta. A propriedade oferece uma piscina ao ar livre, academia e um jardim perfumado.


Todos os quartos do Amnaya Resort Kuta apresentam um estilo rústico e moderno, além de ar-condicionado. Todos dispõem de uma área de estar confortável, TV de tela plana a cabo em inglês e mandarim, cofre e um frigobar. Algumas unidades também incluem banheira e cafeteira. Os banheiros privativos oferecem produtos de banho de cortesia, secador de cabelo e chinelos.


O que fazer em Bali


Bali tem muitos atrativos, os quais não se resumem apenas às praias. A ilha tem templos, paisagens exuberantes, danças típicas e ainda oferece ótimas experiências por um preço acessível. E como se trata de uma ilha grande, o ideal é que você organize sua programação de acordo com a localização das atrações que pretende visitar. Em um dia, por exemplo, você pode visitar as praias do sul da ilha, em outro dia, explorar Ubud e assim vai...


Pontos turísticos de Bali


As praias

As praias estão entre as principais atrações que as pessoas desejam conhecer em Bali e para isso recomendamos que você reserve um tempo para visitar o sul da ilha.


Mesmo que o tempo não seja tão grande, vá ao menos à praia de Padang Padang e Uluwatu Beach. Uluwatu é uma praia localizada embaixo de um paredão de pedras e que na areia possui cavernas formadas pela ação da água… ao longo desse paredão, estão instalados restaurantes que têm uma vista espetacular! Vale muito a pena visitar a praia e colocar seus pés na areia, e depois dedicar um tempo a tomar uma bebida gelada e relaxar em um dos restaurantes com vista estonteante!


Uluwatu Temple

Uluwatu Temple, uma das principais atrações de Bali e um dos templos mais legais da ilha, porque também fica localizado em uma encosta na beira do mar.


O templo tem uma vista linda para o pôr do sol e ao entardecer você tem a opção de assistir a Kecak Dance, uma dança típica de Bali feita num show impressionante. Só fique atento aos macacos, que adoram roubar os pertences dos turistas em troca de comida!


Ubud

A região de Ubud e seus arredores rendem passeios lindos e o levarão a desbravar o lado mais autêntico de Bali. Ubud está cercada por campos de arroz, como o de Tegalalang, e possui templos muito bonitos e cheios de significado, entre eles Goa Gajah e Tirta Empul, que tem uma fonte d’água onde os balineses fazem um ritual de purificação.


Kuta

Kuta (e arredores) é o lugar mais animado da ilha, onde você encontrará uma cena noturna vívida. Se você pretende desfrutar bastante da vida noturna, o ideal é hospedar-se próximo ao local onde ela acontece.


Kuta, por ser uma área bem desenvolvida, tem estabelecimentos variados e de grande porte. Para quem gosta de boates, duas opções na área são a Bounty Discotheque e o Skygarden, um lugar muito popular entre turistas e que tem vários andares, uma ótima opção para dançar! Uma vantagem de Kuta é que o local reúne muitas opções para a noite e de vez em quando recebe djs internacionais.


Restaurantes em Bali


A gastronomia de Bali é riquíssima e uma viagem a ilha pode render verdadeiras surpresas ao paladar! A própria culinária local tem pratos típicos saborosos e os restaurantes da ilha também estão preparados para oferecer o melhor da gastronomia internacional. Os cardápios dos restaurantes são os mais variados possíveis e podem surpreender quanto à qualidade de sua comida. Na ilha, você encontrará comida italiana, comida francesa, comida balinesa tradicional e contemporânea, comida americana, comida vegetariana...


Comida balinesa

Riquíssima, a cozinha balinesa tem sabores próprios e peculiares. Ingredientes como coco, banana, peixes, pimentas e outros condimentos são comuns em sua gastronomia. Entre os pratos populares na ilha estão o babi guling (porco), bebek betutu (pato com condimentos preparado em folha de bananeira), gado gado (molho com vários condimentos e amendoim) e o satay (espetinho feito com uma mistura de carne).


Restaurantes no sul da Ilha

São diversas as opções de restaurantes em Seminyak, por isso, não estranhe se for difícil escolher onde comer… se quiser jantar na frente do mar, com excelentes pratos da gastronomia italiana, vá ao La Lucciola. Outra dica para quem procura um lugar refinado em frente ao mar é o Ku de Ta, que tem um cardápio enxuto para quem fica na área da piscina e outro mais completo e sofisticado na área do restaurante.


Restaurantes em Ubud

Em Ubud, as opções não decepcionam e há desde restaurantes mais simples aos mais exclusivos e premiados. Para conhecer um pouco da comida local, você pode ir ao Casa Luna, que também oferece aulas de culinária e música ao vivo algumas vezes na semana. Se quiser comer um prato saudável, a dica é o Kafe, que tem um ambiente super aconchegante, ou o Clear Cafe, que tem uma vista bonita.


Dicas úteis sobre a Indonésia:


Idioma: A língua oficial da Indonésia é a língua indonésia, porém, em Bali, fala-se o balinês. Muitas pessoas que trabalham com turismo também falam inglês para poderem se comunicar com os turistas, então essa é a língua que você deverá usar no dia a dia. No geral, o inglês das pessoas que trabalham em lojas e serviços é básico e com um sotaque forte, mas suficiente para você ser bem atendido, dizer o que deseja ou pedir informação.


O fuso horário utilizado em Bali é o UTC/GMT +8, o que significa que geralmente Bali está 11 horas à frente do horário de Brasília.


A rede elétrica da Indonésia é de 230V e as tomadas do país são de dois pinos redondos e fundos.


Se pretende dirigir no país, tire sua PID (permissão internacional para dirigir) antes de viajar. A PID tem a mesma validade de sua CNH brasileira.


Macacos na Indonésia - fique atento!

Cuidado com os macacos! Pode parecer engraçado, mas os macacos de atrações como o Uluwatu Temple e Monkey Forest estão interessados em uma única coisa: comida. Esses animais parecem ser dóceis, mas são animais selvagens que ao longo do tempo se acostumaram a ver turistas, por isso, se você estiver carregando comida, cuidado, eles tentarão tomá-la de você. Em Uluwatu Temple, principalmente, evite atravessar a pequena mata que dá acesso ao templo com óculos ou bonés, porque eles podem tentar pegar objetos soltos para chamar sua atenção em troca de receber comida. Feche bem sua mochila e fique atento aos acontecimentos ao seu redor.


Eai, o que achou de Bali? Gostaria de visitá-la? Comente!

Comentários


cadastur-logo.png

Endereço:

Av. Nove  de Julho, 3452 - Jardim Paulista

São Paulo - SP 

01406-000

Contato: +55 11 96083 4287

Empresa aderente:

ABAV-logo-FB5ACAD1C6-seeklogo.com.png

Siga-nos

  • Instagram
bottom of page