Acrópole: O conjunto de tesouros da Europa
- gabrielmazuad
- 17 de fev. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de mar. de 2023

Acrópole é uma palavra grega que significa “Cidade Alta”. Em Atenas, a Acrópole é mais do que isso: é o lugar que ostenta o mais impressionante conjunto de tesouros arqueológicos da Europa.
Acrópole é a parte do estado construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida. Era na acrópole das diversas cidades que se construíam as estruturas mais nobres, tais como os templos, e era conhecida como lugar sagrado.
Como chegar?
Se você está buscando economizar, o metrô de Atenas é a melhor opção. Ele é moderno, seguro e relativamente fácil de navegar. Vale lembrar que os nomes das estações e a sinalização estão todos em inglês e grego apenas, mas as máquinas de bilhetes estão disponíveis em mais línguas, incluindo espanhol. Há uma estação de metrô bem próximo da entrada da Acrópoles, de mesmo nome “Akropoli”. Descendo lá, você chega rapidinho na atração.
Se você não se sentir à vontade para pegar o metrô, pode optar pelos famosos ônibus panorâmicos, que param apenas nas atrações turísticas da cidade. Eles são uma ótima opção para quem quer evitar perder tempo navegando o mapa do metrô, e, de quebra, você ainda tem uma visão privilegiada da cidade.
Qual melhor época e horário para visitar Acrópole?

Em termos de meses, a melhor época para visitar a Acrópole é entre outubro e abril; evite visitar durante os meses de verão porque o tempo está quente e a Acrópole fica repleta de visitantes.
Os melhores horários para visitar a Acrópole são ou cedinho pela manhã, ou no fim da tarde.
Se quiser visitar de manhã, programe-se para chegar na hora de abertura dos portões, com ingresso já comprado. E se não gostar de acordar cedo, chegue duas horas antes do horário de encerramento.
No resto do dia, é preciso ter paciência para encarar as multidões e o calor.
Como comprar o ingresso?

Os ingressos para a Acrópole não se esgotam nas bilheterias. Mas é melhor chegar já com o bilhete em mãos. As filas para comprar na hora são sempre grandes, especialmente pela manhã.
Se você quiser visitar a Acrópole num tour guiado, escolha um passeio com o ingresso já incluso. Você retira o bilhete diretamente com o guia, no dia do passeio.
Se você prefere visitar por conta própria e pelo menor preço, compre seus ingressos pela bilheteria oficial.
Passo a passo para a compra de ingressos
Na bilheteria oficial de vendas de ingresso para a Acrópole, clique em ‘EN’ no canto superior direito para ver as informações em inglês.
Em seguida, entre na seção ‘Visitors’. Nos boxes, selecione ‘Attica’ e depois ‘Acropolis and Slopes’ (que significa ‘Acrópole e encostas’).
O site dá duas opções: comprar ingresso só para a Acrópole, ou então o ticket combinado ( O ticket combinado dá o direito à entrada na Acrópole e em mais 6 sítios arqueológicos de Atenas.)
Escolha o dia e a hora para a visita. Sem stress: o horário não precisa ser cumprido; o ingresso é válido o dia todo.
No final da compra, você vai receber um bilhete eletrônico em PDF.
Como é a visita à Acrópole?
O seu ingresso dá acesso a um grande conjunto de ruínas, colina acima. São vestígios da ocupação da Acrópole e de suas encostas em diversos períodos da história.
Os principais monumentos e templos, como o Partenon, estão no topo. São da Idade de Ouro de Atenas, quando Péricles decidiu reconstruir a Acrópole.
Nessa época, meados do século 5 AC, Atenas era vanguarda na política, e na produção de conhecimento e cultura.
Você vai levar entre 1h30 e 2h na visita.
Teatro de Dionísio

Entrando pelos portões laterais, as primeiras grandes ruínas que você vai ver serão as do Teatro de Dionísio, do século 4 AC.
O Teatro de Dionísio foi lugar de estreia de peças de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, e é considerado o lugar do nascimento do teatro. Podia acomodar até 17 mil pessoas, com assentos VIP no gargarejo.
Odeão de Herodes Ático

Seguindo colina acima, o segundo grande monumento será o Odeão de Herodes Ático.
Construído em 161 DC, durante o domínio romano sobre a Grécia, o Odeão de Herodes Ático é um local de apresentações ao ar livre, e um dos pontos mais bonitos do passeio.
Foi recuperado no século 20 e recebe shows até hoje.
Propileu

O Propileu é a entrada monumental da Acrópole, ao topo da colina. Foi construído, mas nunca terminado, entre 437 AC e 431 AC.
Não se tratava apenas de um portão, mas de um edifício. Entre outras funções, chegou a abrigar (e ajudou a criar o conceito de) uma pinacoteca.
Templo de Atena Nike

Dedicado à Atena Nike, a deusa Atena da vitória, esse pequeno templo fica junto ao Propileu.
Foi construído poucos anos depois do Partenon, e teria sido desenhado por Calícrates, um de seus arquitetos.
Diferente do Partenon, de ordem dórica, o Templo de Atena Nike é de ordem jônica. Repare nas colunas, com ornamentos que parecem pergaminhos.
Erecteion

Levantado entre 421 e 406 AC, o Erecteion é o templo mais instigante da Acrópole.
Sua marca registrada é a varanda, em que seis cariátides fazem a função de colunas. (As que estão ali são réplicas; no Museu da Acrópole você encontra cinco das seis esculturas originais).
No mesmo lugar em que o templo foi construído, Atena e Poseidon teriam disputado a cidade de Atenas num concurso. Por isso, parte do Erecteion era dedicado ao culto de Atena Polias, e outra parte, a Poseidon.
Partenon

O Partenon é o principal monumento da Acrópole. Foi inaugurado em 432 AC, e dedicado a Atena Parthenos, ou a deusa Atena ‘virgem’.
As obras empregaram os melhores arquitetos da época, que desenharam um templo com colunas tortas, piso irregular…, mas tudo de propósito! Uma técnica para enganar o olho humano, que assim perceberia um resultado mais harmonioso.
E se, diante do Partenon, você achar o monumento meio ‘pelado’… é que a decoração que resistiu ao tempo não está mais na Acrópole. As peças que permanecem na Grécia estão expostas e preservadas no Museu da Acrópole — uma atração complementar e imperdível.
Dicas e cuidados ao visitar a Acrópole
O acesso ao topo é feito por um caminho bastante irregular. Lá em cima, o piso é muito, muito, muito escorregadio. Há pouca sombra, e venta alucinadamente. Por isso, vista-se como se estivesse indo fazer uma trilha. Use o calçado mais antiderrapante que tiver, chapéu, e passe protetor solar.
Leve também uma garrafa d’água, ou compre na entrada.
Não há restaurantes ou quiosques dentro dos portões da Acrópole, apenas na parte externa, na entrada principal.
Há banheiros, mas apenas no topo, perto do Partenon.
Eai, já visitou o Acrópole? Conte a sua experiência!
Comments